Cidades

Detran implanta sistema digital para aplicação e supervisão de provas teóricas para CNH

A aplicação e supervisão de provas teóricas para obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) serão, a partir desta segunda-feira (22) realizadas por meio de uma plataforma digital, com banco de dados atualizado, no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI). 

O novo sistema substituiu o vigente há mais de 15 anos e incorpora mecanismos de segurança de última geração, como validação facial e biométrica, que garante mais transparência na aplicação do processo fundamental aos candidatos à habilitação. O aprimoramento proporciona eficiência, previne contra fraudes e garante a lisura das avaliações.

“Além disso, os candidatos à CNH terão um banco de questões revisado e atualizado de acordo com as resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Isso significa que as questões estão alinhadas com as normas e regulamentos mais recentes, proporcionando a eles um ambiente de prova mais condizente com a realidade das vias”, destaca a diretora-geral do Detran, Luana Barradas.

Inicialmente, o novo sistema será implantado na sede, no edifício David Solano, na capital. Gradualmente, a expansão ocorrerá para os demais postos de Teresina e, em seguida, seguirá um cronograma de modernização nas demais Ciretrans do interior. A expectativa é que até janeiro de 2024 o novo sistema esteja operando em todas as Unidades de Atendimento do Piauí.

O processo de mudança

A usabilidade e o layout do novo sistema são totalmente semelhantes aos do sistema anterior, garantindo uma transição suave, confortável e transparente para os usuários. 

Ademais, o novo banco de questões é 100% compatível com o conteúdo ministrado nos centros de formação e instituições de ensino de cursos especializados, o que proporciona uma experiência de prova mais alinhada com o que os candidatos aprendem ao longo de seus estudos.

“Essa inovação do Detran Piauí marca um passo significativo em direção à modernização e à eficiência na aplicação das provas teóricas, promovendo um processo mais seguro, transparente e adequado às demandas atuais. Com essas melhorias, o órgão demonstra seu compromisso em oferecer o melhor serviço possível aos candidatos, tornando o caminho para a habilitação mais acessível e confiável”, garante Luana Barradas.

Fonte: Cidade Verde

Redação

Recent Posts

Rafael Fonteles assina Pactos pelo Piauí com mais de 200 municípios para fortalecimento de políticas públicas; veja fotos

O governador Rafael Fonteles e o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de…

12 horas ago

Procon no Piauí alerta para golpes com links falsos durante a Black Friday

Com a proximidade da Black Friday, o Procon do Ministério Público do Piauí alerta os consumidores sobre o…

14 horas ago

WhatsApp lança recurso que converte áudios em textos no aplicativo; veja como usar

O WhatsApp começa a liberar nesta quinta-feira (21) um recurso que converte mensagens de áudio em…

14 horas ago

PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e mais 35 em inquérito sobre golpe

A Polícia Federal indiciou nesta quinta-feira (21) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-integrantes de seu governo por abolição…

14 horas ago

Treze suspeitos são presos em operação contra roubo de veículos no Piauí

A Polícia Civil do Piauí deflagrou nesta quinta-feira (21/11), a Operação Sodaliciun, contra organização criminosa…

20 horas ago

Saiba como a PF reuniu mensagens, imagens e dados para comprovar plano para matar Lula

A Polícia Federal (PF) coletou uma série de provas, incluindo mensagens, dados de localização, fotos, áudios e…

20 horas ago