Nesta sexta-feira (8), o Banco Central (BC) informou que 644 chaves Pix de clientes da Caixa Econômica Federal tiveram dados expostos em um incidente de segurança. Essa é a 16ª ocorrência do tipo desde que o Pix foi lançado, em novembro de 2020.
A exposição aconteceu nos dias 24 e 25 de setembro e envolveu informações cadastrais, como nome do usuário, CPF, instituição financeira, agência, número e tipo de conta, datas de abertura e de criação da chave Pix, e a data em que o usuário passou a ter posse da chave. Segundo o BC, a falha foi causada por problemas específicos em sistemas da instituição de pagamento e não comprometeu movimentações financeiras. Dados bancários protegidos, como saldos, senhas e extratos, não foram acessados.
Apesar de o impacto potencial para os clientes ser baixo, o BC decidiu divulgar o caso em prol da “transparência”. Os clientes afetados serão notificados exclusivamente por meio do aplicativo ou internet banking da Caixa. O BC alerta para que os clientes desconsiderem qualquer outro tipo de comunicação sobre o incidente, como ligações, SMS, mensagens em aplicativos ou e-mails, para evitar possíveis golpes.
O BC informou ainda que a exposição de dados não significa necessariamente que todas as informações foram acessadas, mas que ficaram temporariamente visíveis e poderiam ter sido capturadas. O caso será investigado, e o BC poderá aplicar sanções à instituição, que vão de multa à exclusão do sistema Pix, conforme a gravidade.
Desde o lançamento do sistema, todos os 16 incidentes de vazamento de dados do Pix envolveram informações cadastrais, sem exposição de senhas ou saldos. Em atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados, o Banco Central mantém uma página onde os cidadãos podem consultar registros de incidentes relacionados ao Pix e outros dados pessoais sob sua guarda. (Com informações da Agência Brasil)
Fonte: Meio Norte
Foto: Ascom MP Durante reunião do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos…
Um homem branco foi preso em Itaúna, no interior de Minas Gerais, após ser flagrado…
Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) avaliam que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de…
https://youtu.be/G2wXbp8DsEk Após o início da piracema, que se estende de 15 de novembro de 2024…
O concurso público promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec) foi suspenso pelo Tribunal de Justiça do Piauí…
Imagem criada por IA Uma igreja na Suíça inovou ao implementar um 'Jesus' de Inteligência…