Destaques

Candidato a prefeito no PI é indiciado por falsa comunicação de crime após denunciar pneu estourado como atentado com arma de fogo

O ex-prefeito e candidato à prefeitura de Bom Princípio do Piauí, Apolinário Costa (PSB), foi indiciado por falsa comunicação de crime após denunciar ter sofrido um atentado com armada de fogo quando, na verdade, o som de tiro relatado pelo candidato tratava-se, segundo a Polícia Civil, do barulho de um pneu de motocicleta estourando.

O g1 procurou Apolinário Costa e a assessoria jurídica informou que enviará nota sobre o caso. Contudo, o comunicado não foi enviado até a publicação desta reportagem.

Conforme o delegado Maikon Kaestner, da Delegacia de Combate às Facções Criminosas, Homicídios e Tráfico de Drogas (DFHT) de Parnaíba, o ex-prefeito procurou a polícia em 2 de agosto deste ano.

Ele relatou que, na madrugada daquele dia, estava com um amigo próximo a uma farmácia, no centro de Parnaíba, quando ouviu um disparo de arma de fogo.

“Ele disse que sentiu o cheiro da pólvora, que alguém tinha atirado nele, e registrou boletim de ocorrência. A perícia foi até o local, colheu provas e constatou que, na verdade, o pneu de uma motocicleta estacionada a três metros deles estourou sozinho e causou o barulho”, apontou o delegado.

O delegado da DFHT explicou que o pneu do veículo foi fabricado há 11 anos, quando o prazo de validade máximo do item é de cinco. Imagens de câmeras de segurança mostram o candidato e um amigo caminhando tranquilamente, após o estouro, e entrando em uma farmácia, onde o ex-prefeito disse ter sofrido a tentativa de homicídio.

Durante a investigação, o amigo do candidato e as testemunhas que estavam na farmácia foram ouvidos e afirmaram que não achavam que Apolinário tinha sido, de fato, vítima do crime alegado por ele. Mesmo assim, o ex-prefeito concedeu entrevistas a emissoras de rádio locais em que denunciou o suposto crime.

“As imagens mostram que eles estavam tranquilos, as pessoas da farmácia se assustaram com o que eles falaram e não com o estouro em si. O candidato é um policial penal licenciado para disputar o cargo eletivo, tem porte de arma e conhecimento técnico para diferenciar barulho de pólvora e pneu”, acrescentou o delegado.

De acordo com o delegado, o candidato do PSB foi indiciado por falsa comunicação de crime, que prevê pena de um a seis meses de detenção ou multa.

Entre 2009 e 2012, Apolinário Costa foi vereador de Bom Princípio do Piauí. Depois, assumiu o cargo de prefeito da cidade de 2013 a 2020. Ele disputa novamente a prefeitura contra o sobrinho e atual prefeito, Lucas Moraes (MDB), que tenta a reeleição.

Alvo de operação da PF

O ex-prefeito Apolinário Costa foi alvo da Operação Prato Vazio, deflagrada pela Polícia Federal em fevereiro deste ano, investigado por contratar a empresa de um parente para aquisição de merenda escolar e deixar de fornecer R$ 200 mil em alimentos.

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão no município, 333 km ao Norte de Teresina. As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí.

Segundo a PF, foram detectados indícios de fraude em dois processos licitatórios realizados pela Secretaria de Educação do município, nos anos de 2017 e 2019.

Esses processos foram realizados para aquisição de merenda escolar no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Por isso, os indícios de fraude foram constatados em auditoria da Controladoria-Geral da União, que deu apoio à operação.

Durante as investigações, a PF constatou que o proprietário da empresa vencedora dos certames com indícios de fraude é parente do ex-gestor do município.

Foi solicitado pela PF e determinado pela Justiça Federal o sequestro de bens e valores no valor de, aproximadamente, R$ 200 mil, referente ao prejuízo dos alimentos pagos pelo município, mas que não foram entregues à Secretaria de Educação.

Os investigados poderão responder pelos crimes de fraude à licitação e lavagem de dinheiro, além de outros delitos que possam surgir na continuidade dos trabalhos investigativos.

Fonte: G1 PI

Redação

Recent Posts

Justiça suspende Concurso da Semec e determina novas provas para candidatos aprovados

O concurso público promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec) foi suspenso pelo Tribunal de Justiça do Piauí…

1 hora ago

Igreja na Suíça lança ‘Jesus’ de Inteligência Artificial para confissões e conselhos

Imagem criada por IA Uma igreja na Suíça inovou ao implementar um 'Jesus' de Inteligência…

1 hora ago

STF prevê julgar Bolsonaro sobre golpe em 2025 para evitar calendário eleitoral

Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) avaliam que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de militares…

2 horas ago

Rafael Fonteles assina Pactos pelo Piauí com mais de 200 municípios para fortalecimento de políticas públicas; veja fotos

O governador Rafael Fonteles e o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de…

14 horas ago

Procon no Piauí alerta para golpes com links falsos durante a Black Friday

Com a proximidade da Black Friday, o Procon do Ministério Público do Piauí alerta os consumidores sobre o…

17 horas ago

WhatsApp lança recurso que converte áudios em textos no aplicativo; veja como usar

O WhatsApp começa a liberar nesta quinta-feira (21) um recurso que converte mensagens de áudio em…

17 horas ago