As novas tarifas de energia elétrica para clientes da Equatorial Piauí entram em vigor no dia 2 de dezembro. A boa notícia é que haverá uma redução nas contas de aproximadamente 1,53 milhão de unidades consumidoras, abrangendo os 224 municípios do estado.
O reajuste tarifário foi autorizado pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nesta terça-feira (26). A medida foi possível graças à diminuição nos custos de compra e transporte de energia, redução de encargos setoriais e despesas financeiras.
Com a mudança, os consumidores atendidos em alta tensão, como grandes indústrias, terão uma redução média de 10,17%. Já para os consumidores de baixa tensão, que incluem residências e pequenos comércios, a queda será de 2,95%. O impacto médio para todos os consumidores será de 4,28%.
O reajuste tarifário anual está previsto nos contratos de concessão das distribuidoras e é aplicado nos anos em que não há Revisão Tarifária Periódica (RTP). Nesse processo, as tarifas são ajustadas com base em fatores como inflação, eficiência operacional e perdas de energia. Já a Revisão Tarifária ocorre em intervalos maiores e tem um alcance mais amplo, estabelecendo parâmetros de longo prazo, como custos de distribuição e metas de qualidade no serviço.
Fonte: Meio Norte
Arthur Luís Alves do Nascimento, de 2 anos, morreu eletrocutado na noite de terça-feira (26) ao tocar…
Um homem, cuja identidade não foi revelada, foi preso suspeito de cometer o crime de…
O resultado do concurso 2800 da Mega-Sena, com prêmio de R$ 53.128.396,09, foi divulgado nesta terça-feira…
O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, nesta quarta-feira (27), o julgamento de três ações que tratam da responsabilidade de provedores…
O Piauí alcançou mais um marco histórico na regularização fundiária urbana: o município de Nossa…
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) realiza de 27 a 29 de novembro o…