A secretaria de Defesa Civil do Piauí e a Anatel discutem a implantação do sistema de monitoramento e alerta de emergência cell broadcast no estado. O novo sistema pretende informar imediatamente tanto a população quanto às autoridades sobre possíveis catástrofes, permitindo uma reação rápida e eficaz em situações de emergência, seja em localidades de risco sobre eventos como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais e chuvas de granizo. A nova ferramenta vai auxiliar as ações dos órgãos de Defesa Civil na prevenção e mitigação dos impactos ocasionados por desastres naturais.
Nesta quinta (13), uma reunião entre os gestores alinhou a implantação do sistema no Piauí. De acordo com o secretário da Defesa Civil, Nerinho, a implantação desse sistema de monitoramento e alerta é fundamental para orientar populações em situações de crise e que demandam uma resposta rápida.
“Esse sistema, que foi definido pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, vinculado ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, e a Anatel como um sistema que utiliza a telefonia móvel como um mecanismo de alerta e orientação da população em situações extremas, de desastres, principalmente inundação, enchente, desmoronamento e incêndio. Esse sistema funciona a partir de um sinal sonoro e uma pop-up, uma janela, que é um sistema invasivo que opera por todos os celulares, estejam eles operando ou não, seja em comunicação ou não. Esse sinal é ativado alertando a população sobre um possível risco naquela área”, explica o secretário.
Diferente do SMS, o novo sistema cell broadcast não depende de cadastro e as mensagens aparecem na tela, em sobreposição aos demais aplicativos. Também é possível configurar para o celular emitir sinal sonoro, mesmo no silencioso, conforme a localização do aparelho.
O gerente da Anatel do Piauí, Franzé Matias ressalta que o sistema será implementado ainda este ano. “Estivemos hoje pela manhã em uma reunião bastante proveitosa, onde apresentamos um pouco sobre a ferramenta cell broadcast, que virá a ser implementada este ano e a anunciada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e Presidência da República. Estamos disponíveis para atuação junto com a Defesa Civil no estado, principalmente nos casos que sejam necessários uma atuação conjunta”, ressaltou.
Fonte: Cidade Verde
O novo leilão da Receita Federal em São Paulo, e o último do ano realizado pela…
Foto: Ascom MP Durante reunião do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos…
Um homem branco foi preso em Itaúna, no interior de Minas Gerais, após ser flagrado…
Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) avaliam que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de…
https://youtu.be/G2wXbp8DsEk Após o início da piracema, que se estende de 15 de novembro de 2024…
O concurso público promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec) foi suspenso pelo Tribunal de Justiça do Piauí…