Destaques

Desaparecidos: a cada 12h, uma pessoa some no Piauí, em média

Mais de 2,2 mil pessoas desapareceram no Piauí entre 2019 e 2023. Desse total, menos de 300 foram encontrados no mesmo período. Em média, são dois desaparecidos por dia, ou um a cada 12h. Os adolescentes de 12 a 17 anos são os que mais desaparecem no Estado (29,3%). Já as pessoas com mais de 60 anos representam 6,6% dos casos. 

Todos os dados fazem parte dos anuários brasileiro de segurança pública, calculados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ano a ano, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, e mostram que essa estatística de brasileiros, bem como piauiense, vem crescendo ao longo dos últimos cinco anos. 

Só ano passado, foram 644 desaparecimentos no Piauí, um crescimento de 33,8% em comparação com 2022. O que chama mais a atenção é que apenas um terço dessas pessoas, ou 240, foram devidamente localizadas. E olha que esse número de pessoas achadas explodiu ano passado, tendo em vista que nos anos anteriores não chegava a 30. 

Foto: Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Essa alta no número de pessoas encontradas deve-se ao fato de que a Secretaria Estadual de Segurança Pública criou uma delegacia especializada para atuar no assunto. Além de que foi criado um bando de DNA, para coletar material e incluir no banco nacional. O coordenador da Delegacia, delegado Jorge Terceiro, destacou que a procura é de 10 a 15 pessoas por dia. 

“É uma ferramenta a mais na busca por pessoas desaparecidas. A nossa unidade na capital tem o maior índice de localização do país, mas existem alguns casos em que a equipe de investigação não consegue chegar até o paradeiro da pessoa, e nós nos valemos de outros métodos como a coleta de DNA no Banco Nacional”, explicou Jorge Terceiro.

E para incentivar ainda mais essa procura, foi iniciada nesta segunda-feira (26), a Campanha Nacional de Coleta de DNA para a identificação de pessoas desaparecidas. A mobilização, promovida pelo Ministério da Justiça e Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), com apoio das polícias estaduais, ocorrerá até o dia 30 de agosto, sendo o “Dia D” em 29 de agosto.

No Piauí, a Polícia Civil vai disponibilizar as Delegacias Regionais e a Delegacia Especializada em Pessoas Desaparecidas (DESAP), do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), para registro de ocorrência pelas famílias durante a campanha, assim como nos Núcleos Regionais do Departamento de Polícia Científica.

Em Teresina, os familiares de pessoas desaparecidas devem registrar a ocorrência na DESAP. Após formalização do boletim, eles serão encaminhados ao Instituto de DNA Forense do Piauí (IDNA-PI) ou ao Instituto Médico Legal (IML) para a coleta do material genético, que será inserido no Banco Nacional de Perfis Genéticos.

O coordenador do DHPP, onde funciona a sede da DESAP, delegado Francisco Costa, pontuou que esta é a segunda vez que a Polícia Civil do Piauí adere a campanha. “Temos como atribuição compartilhar e fazer toda a logística junto à DESAP, articular com o Instituto de DNA Forense na coleta do material genético para identificar pessoas desaparecidas. Vamos aproveitar a mobilização nacional, além da investigação diária, para colher esse material e dar uma resposta aos familiares”, frisou.

Fonte: Conecta Piauí

Redação

Recent Posts

Secretaria de Educação de Simões divulga cronograma de matrículas para o ano letivo de 2025

A Prefeitura de Simões, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou nesta sexta-feira (22), o…

35 minutos ago

Ventos de São Zacarias e comunidades tradicionais de Simões realiza evento em celebração ao Dia da Consciência Negra

No dia 20 de novembro, na sede da Associação Remanescente de Quilombo Serra da Mata…

36 minutos ago

No período de um ano, cerca de 27 mil pessoas deixam a desocupação no Piauí

No 3⁠º Trimestre de 2024, a taxa de desocupação no Piauí atingiu 8,0%, com um total…

3 horas ago

Governo Lula libera mais 450 unidades do Minha Casa, Minha Vida para o Piauí

O Piauí será contemplado com a construção de 450 unidades habitacionais voltadas para áreas rurais, como parte…

3 horas ago

Leilão da Receita tem iPhones 14 Pro Max por R$ 800 e lote com R$ 2 milhões em relógios

O novo leilão da Receita Federal em São Paulo, e o último do ano realizado pela…

5 horas ago

MP Piauí assina parceria com Ministério da Assistência Social

Foto: Ascom MP Durante reunião do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos…

5 horas ago