Destaques

Fazenda no Sul do Piauí é autuada por desmatar 1,5 mil hectares em área de preservação da Mata Atlântica

Por Roberto Araujo (com informações da Semarh)

Uma fazenda localizada no município de Bom Jesus, no Sul do Piauí, foi autuada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) por desmatamento a uma área de 1,5 mil hectares. De acordo com a Semarh, o alerta foi feito pelo MAPBiomas, uma iniciativa do Observatório do Clima que faz geomonitoramento por meio de imagens de satélite.

De acordo com o auditor da Semarh, Renato Nogueira, foram apreendidos dois tratores de esteira e um ‘correntão’, que é utilizado para devastar a área de mata nativa. Parte da área devastada está localizada em área com características de bioma da Mata Atlântica

“No primeiro dia de operação, a equipe de fiscalização encontrou duas áreas desmatadas. Parte de uma delas encontra-se dentro do mapa de aplicação da Mata Atlântica. A soma das duas áreas dá em torno de 1.500 hectares. Durante a operação foram apreendidos dois tratores de esteira e correntão. Os trabalhadores foram levados para prestar depoimento na delegacia regional de Bom Jesus, conduzidos pelo Delegado Willame Moraes”, destaca.

A ação faz parte da Operação Cerrado Vivo, que a Semarh deflagrou na segunda-feira (6), e que visa coibir o desmatamento ilegal na região Sul do Piauí. A equipe é composta por quatro auditores da Semarh, quatro policiais civis e o apoio da Polícia Militar.

Foto: Semarh

Em 2023, foram realizadas 8 operações Cerrado Vivo, para o ano de 2024 estão previstas 19 operações. O número representa o dobro das operações realizadas no ano passado, o aumento objetiva concluir a meta 12 dos compromissos de governo da pasta.

A meta é que o estado alcance desmatamento ilegal zero até 2030. O plano está sendo construído de acordo com a lei n° 8.094, de 12 de julho de 2023, que institui a Política Estadual de Prevenção e Combate ao Desmatamento Ilegal.

O secretário da Semarh, Daniel Oliveira, ressalta a importância da Operação Cerrado Vivo. “Estamos dando o máximo de transparência e celeridade nos processos ambientais, em respeito a maioria dos produtores que trabalham na legalidade. Aqueles que escolhem o caminho da ilegalidade, o Estado, através da SEMARH e Polícia Civil, irão agir de forma firme para coibir e chegarmos ao desmatamento ilegal zero no Piauí”, finaliza.

Fonte: Cidade Verde

Redação

Recent Posts

Justiça suspende Concurso da Semec e determina novas provas para candidatos aprovados

O concurso público promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec) foi suspenso pelo Tribunal de Justiça do Piauí…

16 minutos ago

Igreja na Suíça lança ‘Jesus’ de Inteligência Artificial para confissões e conselhos

Imagem criada por IA Uma igreja na Suíça inovou ao implementar um 'Jesus' de Inteligência…

24 minutos ago

STF prevê julgar Bolsonaro sobre golpe em 2025 para evitar calendário eleitoral

Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) avaliam que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de militares…

44 minutos ago

Rafael Fonteles assina Pactos pelo Piauí com mais de 200 municípios para fortalecimento de políticas públicas; veja fotos

O governador Rafael Fonteles e o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de…

14 horas ago

Procon no Piauí alerta para golpes com links falsos durante a Black Friday

Com a proximidade da Black Friday, o Procon do Ministério Público do Piauí alerta os consumidores sobre o…

16 horas ago

WhatsApp lança recurso que converte áudios em textos no aplicativo; veja como usar

O WhatsApp começa a liberar nesta quinta-feira (21) um recurso que converte mensagens de áudio em…

16 horas ago