Por Marina Sérvio
A Fundação Municipal de Saúde confirmou a morte de um paciente de 33 anos sob suspeita de dengue em Teresina. De acordo com a Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS, o homem foi submetido a um teste de dengue que deu negativo mas ainda aguardam o resultado de outros exames.
O paciente morava em um condomínio no bairro Santa Isabel, na zona Leste da capital, e retornou na última quinta-feira (15) de viagem uma viagem para Bacabal, no Maranhão, de onde era natural. O primeiro atendimento aconteceu na rede pública de saúde, depois o homem foi para um hospital privado, mas acabou morrendo em casa no dia 17 de fevereiro.
Veja também:
De acordo com Dr Walfrido Salmito, infectologista e Diretora da Vigilância em Saúde da FMS, os resultados dos exames complementares devem ser liberados nesta quinta-feira (22).
“Os exames dos laboratórios privados e do Laboratório Municipal Raul Bacelar já foram realizados. O primeiro veio negativo. Mas o segundo exame, um RT-PCR, para gente confirmar ou não a suspeita de dengue. Obviamente ela está incluída, mas outras doenças e outros problemas de saúde e outras comorbidades do próprio paciente, serão investigadas para a gente chegar a uma conclusão se se trata realmente de um caso de dengue ou se se trata de um óbito por outras causas” reintera Walfrido Salmito.
Segundo Élcio Leite, gerente do Centro e Controle de Zoonoses, no local onde o homem morava já foram encontradas larvas do Aedes Aegypti durante uma vistoria que acontece durante esta terça-feira (20). O condomínio conta com 47 imóveis, destes, 7 já foram vistoriados. O balanço final deve acontecer até o a tarde de hoje.
Na ação, agentes de endemia atuam na intenção de dentro de um raio de suspeita de focos aumentar a vigilância, o controle e a prevenção, como recomenda o Ministério da Saúde.
“Durante a vistoria quando é encontrado um criadouro, onde é encontrado ovos e larvas, os agentes colhem material e manda para laboratório, mas já eliminam o berçário, para segurança da região” explica Élcio Leite.
O gerente do Centro e Controle de Zoonoses ainda reforça que a dengue é uma doença perigosa e que o combate ao mosquito é a única prevenção.
“Eu sempre digo que sem mosquito, não há dengue, então precisamos ficar atentos e agir o mais rápido possível” afirma Élcio Leite.
Fonte: Cidade Verde
O Piso da Enfermagem no Piauí poderá ser reajustado conforme a inflação anual. É o que prevê…
A Secretaria da Cultura do Piauí (Secult) lançou o edital Patrimônio Vivo do Piauí – Chamamento…
O governo de Lula (PT) revisou suas estimativas para os gastos com benefícios previdenciários, projetando…
A Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro - CASA APIS, juntamente com a MELCOOP,…
Um ônibus com 45 passageiros caiu de uma ribanceira na cidade de União dos Palmares, em Alagoas, na tarde desse domingo (24). O…
Foi aprovado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2103/23,…