Por Paula Sampaio
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT) vai apresentar na segunda-feira (19) a Operação Água e Vida. Segundo o secretário de Planejamento, Washington Bonfim, será um plano de contingência para minimizar os efeitos do El Niño no estado.
Na data, Rafael Fonteles deverá reunir pelo menos 10 secretários e o comandante do Corpo de Bombeiros no Palácio de Karkak.
“A Operação articulará ações dos vários órgãos estaduais em alguns eixos principais”, explicou Bonfim.
A ação irá contar com o apoio da Secretaria de Estado do Planejamento, Instituto de Desenvolvimento do Piauí, Secretaria da Agricultura Familiar, Agespisa, Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Secretaria de Estado da Defesa Civil, Secretaria da Irrigação e Infraestrutura Hídrica, Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Corpo de Bombeiros Militar.
O plano de ação terá seis eixos principais de atuação: Gestão Institucional Integrada, Segurança Hídrica, Segurança Alimentar, Sustentabilidade Econômica, Conhecimento e Inovação e Prevenção e Combate a Incêndios.
El Nino
O Piauí, como grande parte do Nordeste brasileiro, é caracterizado pelo clima semiárido, com frequentes períodos de seca. As mudanças climáticas, intensificadas em 2024 pelo El Niño, aumentam a severidade e imprevisibilidade das precipitações, exigindo medidas preventivas para garantir o bem-estar da população e a preservação dos recursos naturais.
Fonte: Cidade Verde
No 3º Trimestre de 2024, a taxa de desocupação no Piauí atingiu 8,0%, com um total…
O Piauí será contemplado com a construção de 450 unidades habitacionais voltadas para áreas rurais, como parte…
O novo leilão da Receita Federal em São Paulo, e o último do ano realizado pela…
Foto: Ascom MP Durante reunião do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos…
Um homem branco foi preso em Itaúna, no interior de Minas Gerais, após ser flagrado…
Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) avaliam que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de…