Por Bárbara Rodrigues
Um idoso, identificado como José Pinto, de 77 anos, morreu após receber uma injeção de medicamento que tinha alergia. O caso ocorreu no sábado (23) na cidade de Nossa Senhora dos Remédios, a 125 km de Teresina.
Em nota a prefeitura lamentou o corrido e afirmou que durante o atendimento médico, o paciente e acompanhante não informaram que ele possuía uma alergia ao medicamento.
O idoso José Pinto, era morador da comunidade Santarém, e após passar mal, procurou atendimento Hospital Dr. João de Deus Torres em Nossa Senhora dos Remédios. No local ele acabou recebendo uma injeção de dipirona, e logo começou a passar mal, teve uma crise convulsiva e faleceu.
O Cidadeverde.com apurou que a pessoa que acompanhou o idoso até o hospital não sabia que ele tinha alergia a dipirona, mas como ele já foi atendido outras vezes na mesma unidade de saúde, a família acredita que essa informação deveria constar no sistema da unidade. Apesar da situação, a família não pretende registrar o caso na polícia.
Em nota, a prefeitura informou que o idoso foi atendido por um médico plantonista que questionou a respeito de alguma alergia, mas que nem o paciente e acompanhante informaram que ele não poderia tomar Dipirona.
“Tanto durante a triagem quanto antes da administração da medicação, foi indagado a respeito de alergia medicamentosa, sendo negada pelo paciente e acompanhante. Logo após a administração do fármaco, o paciente manifestou quadro de crise convulsiva, quadro este que o mesmo já havia apresentado em outras ocasiões, sendo encaminhado imediatamente para estabilização, onde foi prestada toda assistência adequada. No entanto, o paciente não apresentou melhora, vindo a óbito”, informou a prefeitura em nota.
Confira a nota da prefeitura na íntegra:
A Prefeitura Municipal de Nossa Senhora dos Remédios lamenta profundamente e se solidariza com a família do Sr. José Pinto, de 77 anos, que faleceu ontem no hospital Dr. João de Deus Torres, e vem por meio desta nota esclarecer o fato ocorrido.
O Hospital Dr. João de Deus Torres, por meio de sua direção, vem prestar esclarecimentos a respeito do atendimento do Sr. José Pinto, ocorrido em 23/03/2024. O paciente deu entrada no hospital e seguiu todo o fluxo de atendimento, a saber: acolhimento, triagem e atendimento médico. O médico plantonista realizou a consulta, onde foram verificados sinais vitais dentro da normalidade e ausências de sinais de alarme. Por conseguinte, foi realizada prescrição de medicamento sintomático. Tanto durante a triagem quanto antes da administração da medicação, foi indagado a respeito de alergia medicamentosa, sendo negada pelo paciente e acompanhante.
Logo após a administração do fármaco, o paciente manifestou quadro de crise convulsiva, quadro este que o mesmo já havia apresentado em outras ocasiões, sendo encaminhado imediatamente para estabilização, onde foi prestada toda assistência adequada. No entanto, o paciente não apresentou melhora, vindo a óbito.
Neste momento de dor, expressamos nossos mais sinceros sentimentos à família e nos colocamos a disposição para maiores esclarecimentos.
Fonte: Cidade Verde
Um ônibus com 45 passageiros caiu de uma ribanceira na cidade de União dos Palmares, em Alagoas, na tarde desse domingo (24). O…
Foi aprovado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2103/23,…
A crise gerada pela decisão do Carrefour França de interromper a compra de carne do Mercosul, anunciada…
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na tarde de domingo (24), dois homens de 36 e 38…
O município de Simões obteve a nota máxima de 100 pontos no Selo Nacional Compromisso…
A Justiça Federal determinou, novamente, que a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Piauí…