Por Breno Moreno
Dois policiais do Grupamento da Polícia Militar (GPM) do município de Redenção do Gurguéia, no Sul do Piauí, foram afastados após denúncia de que teriam agredido um jovem negro de 19 anos na comunidade quilombola Brejão dos Aipíns.
Em um vídeo filmado por populares, a vítima aparece com marcas de agressões físicas em suas costas. A pessoa que faz a gravação das imagens afirma que o jovem estava em uma ligação com a irmã, quando foi confundido com outra pessoa.
Por meio de nota, a Associação Quilombola Brejão dos Aipíns e Adjacências (AQBAA) expressou seu “repúdio e indignação” em relação à situação. A entidade disse que o caso de agressão é “inabdicável” e cobrou investigação.
“É crucial que as autoridades investiguem o ocorrido de forma transparente e imparcial, responsabilizando os envolvidos e tomando medidas para evitar que situações semelhantes se repitam”, diz o texto.
Familiares da vítima registraram um boletim de ocorrência na Delegacia de Bom Jesus, mas o caso será investigado pela Polícia Militar do Piauí (PM-PI) já que a denúncia envolve policiais militares em serviço.
Ao Cidadeverde.com, o major Gomes Santos, comandante do 19° Batalhão da PM-PI, informou que abriu uma sindicância para apurar as denúncias e que a equipe que estava de serviço no dia da ocorrência foi afastada do GPM de Redenção do Gurguéia.
“Não ficou provado que foram eles. Foi aberta uma sindicância para apurar o caso e eles foram afastados. Comprovado, dentro do devido processo legal, vamos tomar as providências e eles serão responsabilizados”, assegurou o militar.
Fonte: Cidade Verde