Representantes de várias entidades que trabalham com o sistema prisional estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (26), para tratar sobre gerenciamento de crise nos presídios do estado.
Um dos temas é a definição de novos protocolos para ter acesso e atendimento nas unidades prisionais e capacitação dos gestores.
O secretário Estadual de Justiça, coronel Carlos Augusto Gomes de Sousa, disse que o governo apresentou informações para as entidades e já tem um plano operacional e de recuperação dos presídios.
O sistema prisional do Piauí enfrenta a superlotação com 6.500 presos para uma capacidade de apenas 3.100 vagas. Recentemente, 17 presos do presídio de Bom Jesus fugiram quebrando cadeados e 11 continuam foragidos.
Coronel Carlos Augusto disse que a Sejus vem buscando melhorar as estruturas dos presídios a adotando de serviços exigidos pelo CNJ que são sala de aula, setor de odontologia, assistência médica, sala de audiências virtuais.
“O Ministério Público Estadual nos chamou para discutir o enfrentamento, gerenciamento e negociação em crises, com ênfase nos sistemas de segurança pública e prisional, especialmente nos aspectos práticos relativos à fase de resposta. É preciso adotar novos protocolos para os internos principalmente no que diz respeito as visitas e a segurança dentro dos presídios”, disse o secretário.
Durante todo o dia, o MPE e o Sejus vão estar reunidos para definirem ações para o gerenciamento de crise.
Participam da reunião, representantes do Corpo de Bombeiros, promotores, diretores de presídios e da Sejus.
Fonte: Cidade Verde / Fotos: Ascom/Sejus
No 3º Trimestre de 2024, a taxa de desocupação no Piauí atingiu 8,0%, com um total…
O Piauí será contemplado com a construção de 450 unidades habitacionais voltadas para áreas rurais, como parte…
O novo leilão da Receita Federal em São Paulo, e o último do ano realizado pela…
Foto: Ascom MP Durante reunião do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos…
Um homem branco foi preso em Itaúna, no interior de Minas Gerais, após ser flagrado…
Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) avaliam que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de…