Homem bebe água debaixo de sol forte no Centro de Teresina Piauí — Foto: Pedro Lima/g1
O Piauí entrou em alerta para onda de calor e baixa umidade. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas ficarão cinco graus acima da média, que podem causar risco à saúde e causar queimadas.
A onda de calor inicia no dia 14 deve permanecer até 18 de dezembro. Ao todo, 17 cidades piauienses serão atingidas . Confira as cidades ao final da reportagem.
De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), apesar do alerta emitido para os 17 municípios, não descarta-se a possibilidade do aumento de temperaturas para outras cidades.
“Não podemos em nenhum momento descartar esse aumento, já aconteceu outras vezes e agora também pode voltar a acontecer. Temos de tomar cuidado. Novembro e início dezembro foram muitos quentes e nós esperávamos um período chuvoso, que não aconteceu”, informou a climatologista Sara Cardoso.
Nesta terça-feira (12), 133 municípios do Piauí estão em alerta amarelo para baixa umidade do ar. O aviso começou às 12h e segue até 19h.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%, com baixo risco de incêndios florestais e à saúde.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal de umidade relativa do ar é entre 60 e 80%. Quando o índice aponta níveis abaixo de 20% a situação é considerada emergencial. Para amenizar os efeitos da baixa umidade e evitar danos à saúde, recomenda-se:
Fonte: G1 PI
A Escola Municipal 7 de Setembro, celebrou, na manhã desta quinta-feira, 14, o aniversário em…
A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) realizou, nesta quarta-feira (13/11), o 4º…
Nesta quarta-feira (13/11), o governador Rafael Fonteles visitou o Hub Criativo do Beato, um importante…
No Dia Mundial do Diabetes, celebrado nesta quinta-feira (14), a Federação Internacional do Diabetes (IDF)…
Foto: Assis Fernandes/ODIA A Câmara de Comércio Exterior (Camex) anunciou o aumento das tarifas de importação…
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou o debate sobre a possível mudança na jornada de trabalho 6×1,…