Destaques

Piauí reduziu pobreza e IDH é maior que o de Marrocos, Índia e Nepal, revela PNUD no G20 Social

Por Yala Sena

Nas últimas duas décadas, o Piauí é um dos estados que mais reduziu a pobreza e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado cresceu mais do que o de Marrocos (África), Índia e Nepal, na Ásia. 

Os dados foram divulgados pelo pesquisador e consultor do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), Antônio Claret, durante reunião do G20 Social na sede da Fiepi, em Teresina. O estudo aponta os avanços dos indicadores sociais do Piauí, que foi piloto do fome zero, nos últimos 20 anos.

O IDH do Piauí saiu 0,48 (muito baixo) para 0,71, muito alto, se aproximando da média do Brasil, segundo o levantamento.

Segundo o pesquisador, 70% dos países tiveram queda da expectativa de vida após a pandemia.

Sobre o PIB, o Piauí cresceu de 7 bilhões para 64 bilhões, com aumento significativo, juntamente como os estados de Tocantins, Mato Grosso e Roraima. Os quatro estados tiveram um crescimento do PIB acima de 90%.

O estado melhorou nos patamares de combate a fome, segurança alimentar e renda.

A pesquisa do PNUD revelou que em 2020, um quarto da população vivia sem luz e conseguiu a universalização da energia elétrica. 

A renda média do piauiense superou a do Nordeste nas últimas duas décadas passando de R$ 200 para R$ 680. 

A pobreza caiu de 57% para 27% nos últimos anos e houve e melhoria significativa na segurança alimentar.

Os dados revelam ainda melhoria no acesso a educação com 98% dos alunos de 6 a 14 anos matriculados. O desafio é aumentar o acesso de estudantes ao ensino médio, devido a evasão escolar. O levantamento do PNUD constatou o acesso do piauiense as universidades. 


Educação: cai analfabetismo

O Piauí também obteve resultados expressivos na área da educação. O analfabetismo caiu pela metade entre 2000 e 2021, enquanto a taxa de conclusão do ensino fundamental pela população adulta mais que dobrou. O estado lidera o ranking nacional de crianças na escola desde 2019, com 97% das crianças de 5 a 6 anos frequentando a escola.

O desempenho dos estudantes também melhorou consideravelmente. O Piauí ultrapassou a média da região Nordeste nos anos iniciais do ensino fundamental e está acima das projeções do Ministério da Educação. Nos anos finais do ensino fundamental, a nota geral do estado também supera a média regional e acompanha as projeções oficiais.

Saúde: progresso com desafios

A expectativa de vida no Piauí cresceu 6 anos entre 2000 e 2010, mas ficou estagnada nos anos seguintes. Com a pandemia de Covid-19, o indicador recuou 2,5 anos. A mortalidade infantil apresentou uma queda significativa de 58% entre 2000 e 2019. No entanto, a pandemia também impactou este indicador, que subiu em 2020 e 2021.

Claret aponta que a estratégia de saúde da família, que leva a atenção básica e acompanhamento do estado nutricional de vacinação e pré-natal das mulheres, foi uma política revolucionária para o nosso país no início dos anos 2000: “nós tínhamos já essa política sendo implementada, mas  a criação das unidades básicas de saúde. As equipes multiprofissionais, baseadas em território, que fizeram a expansão desse programa acontecer. Isso é um exemplo de política pública que dá e que deu certo, que funcionou no nosso país e que a gente pode mostrar ao mundo como um exemplo a ser seguido”.

Na apresentação dos dados do PNUD, participaram do debate Marcelo Neri, diretor do FGV, Luciana Servo, presidente do Ipea, Leonardo Oliveira, gerente do IBGE e Jorge Meza, da FAO. Os ministros Wellington Dias e Márcio Macedo acompanharam a apresentação dos dados, mediado pelo secretário Estadual de Planejamento Washington Bonfim.

30% dos alimentos perdidos

O diretor da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), Jorge Meza, destacou que o sistema alimentar é imperfeito e que 30% dos alimentos do mundo são perdidos. Segundo ele, 42% das pessoas não têm acesso a uma alimentação saudável. 

Fonte: Cidade Verde

Redação

Recent Posts

Nova CNH em 2025 só para carros automáticos? Entenda

Um boato de que uma nova categoria na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seria criada exclusivamente…

7 horas ago

Detran oferece até 95% de desconto em juros e multas do licenciamento veicular

Proprietários de veículos podem acessar o site oficial do Detran para aderir ao Programa de Recuperação de Créditos…

7 horas ago

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

A taxa de desemprego entre as mulheres foi de 7,7% no terceiro trimestre deste ano, superior à…

7 horas ago

Secretaria de Educação de Simões divulga cronograma de matrículas para o ano letivo de 2025

A Prefeitura de Simões, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou nesta sexta-feira (22), o…

10 horas ago

Ventos de São Zacarias e comunidades tradicionais de Simões realiza evento em celebração ao Dia da Consciência Negra

No dia 20 de novembro, na sede da Associação Remanescente de Quilombo Serra da Mata…

10 horas ago

No período de um ano, cerca de 27 mil pessoas deixam a desocupação no Piauí

No 3⁠º Trimestre de 2024, a taxa de desocupação no Piauí atingiu 8,0%, com um total…

12 horas ago