O Piauí registrou, até novembro de 2024, um total de 445 casos de HIV em adultos e 139 casos de aids no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). A faixa etária mais afetada foi a de 20 a 49 anos, com predominância de casos no sexo masculino.
Diante desse cenário, a Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) integra a Campanha Dezembro Vermelho, com o foco especialmente no público jovem. A Campanha, uma ação nacional, busca conscientizar a população sobre os riscos do HIV e as principais formas de prevenção, incentivando atitudes mais seguras e informadas.
ALERTA
O HIV pode ser transmitido pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção.
As pessoas que vivem com HIV e/ou aids que não estão em tratamento ou mantém a carga viral detectável podem ter a imunidade comprometida, além de poderem transmitir o vírus a outras pessoas. Por isso o alerta para a prevenção e detecção precoce.
“Quem está com HIV, são as pessoas diagnosticadas com o vírus, e portanto tem a infecção. As pessoas com aids têm o vírus e já manifestam a doença, ou seja, com o comprometimento da imunidade e outras doenças oportunistas”, explica a coordenadora de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Sesapi, Karina Amorim.
PREVENÇÃO
O uso do preservativo, masculino ou feminino, em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), do HIV/Aids e das hepatites virais B e C. Segundo o Ministério da Saúde, a melhor técnica de evitar a aids/ HIV é a prevenção combinada, que consiste no uso simultâneo de diferentes abordagens de prevenção, aplicadas em diversos níveis para responder as necessidades específicas.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente testes para diagnóstico do HIV (o vírus causador da Aids), e também para diagnostico da sífilis e das hepatites B e C. O teste de HIV deve ser feito com regularidade e sempre que tiver passado por uma situação de risco, como ter feito sexo sem camisinha.
PROGRAMAÇÃO
A programação alusiva ao Dezembro Vermelho, mês de mobilização de luta contra o HIV, a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), promovida pela Sesapi inicia nesta terça-feira (3), com um treinamento em aconselhamento e execução de testes rápidos, destinado aos profissionais da rede de atenção como médicos, enfermeiros, técnicos, dentistas, psicólogos e demais profissionais de saúde, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Na quinta-feira (5) terá o Seminário Educaids – Equidade em Saúde e Prevenção Combinada, no Cineteatro da UFPI, a partir das 7h30. Na sexta-feira (6), será realizado o Seminário de Prevenção da Transmissão Vertical de HIV e Sífilis, a partir das 8h, no Centro de Eventos Sucesso, no Centro de Teresina.
Fonte: Meio Norte
A partir dessa segunda-feira (2), as operadoras de telefonia estão autorizadas a instalar a tecnologia 5G em todos os 5.570 municípios brasileiros. Essa expansão foi possível…
A economia cresceu 0,9% na passagem do segundo para o terceiro trimestre do ano, empurrada pela indústria e pelo setor…
A Justiça do Piauí condenou o ex-prefeito de Pedro Laurentino, Hernande José de Sá Rodrigues,…
A “supermaconha” apreendida na madrugada desta terça-feira (3) com Brenda Bastos do Nascimento e Alice de…
O programa Pé-de-Meia passou a beneficiar 105,1 mil estudantes do Piauí desde que foi ampliado…
O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes, revelou em entrevista coletiva na manhã desta terça…