O estado do Piauí acaba de alcançar uma marca significativa na geração própria de energia solar, superando 588 megawatts (MW) de potência instalada, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Atualmente, mais de 58 mil instalações de energia solar em telhados e pequenos terrenos estão em operação, distribuídas por 221 cidades piauienses.
Essa expansão beneficia mais de 85 mil consumidores, que agora desfrutam de contas de luz reduzidas, além de maior autonomia e confiabilidade elétrica. Desde 2012, a energia solar no Piauí atraiu R$ 2,8 bilhões em investimentos, gerou mais de 17 mil empregos e arrecadou R$ 800 milhões para os cofres públicos.
Para impulsionar ainda mais a sustentabilidade no estado, a ABSOLAR sugere a criação e ampliação de programas e políticas públicas que incentivem o uso de energia solar, como a implementação de tecnologia fotovoltaica em prédios públicos, habitações populares e programas de universalização de acesso à eletricidade.
Segundo Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, o aumento na instalação de sistemas solares é reflexo da crescente popularização dessa tecnologia no Brasil. “Analistas de mercado indicam que, somente em 2023, o preço médio dos painéis solares caiu cerca de 50%, tornando o investimento mais acessível para consumidores de diversos perfis”, destaca.
Ele acrescenta que o momento atual é ideal para investir em sistemas solares para residências, empresas e propriedades rurais, ressaltando que o Brasil ainda possui um grande potencial de crescimento, considerando as 92,7 milhões de unidades consumidoras de energia elétrica no mercado cativo.
Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR, enfatiza a importância do avanço da energia solar para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil. Ele aponta que essa fonte de energia contribui para diversificar a matriz elétrica do país, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e minimizando o risco de bandeiras tarifárias mais altas.
Sustentabilidade
“A geração própria de energia solar fortalece a sustentabilidade, alivia o orçamento das famílias e aumenta a competitividade dos setores produtivos brasileiros. Além de gerar emprego e renda, a tecnologia fotovoltaica reduz as emissões de poluentes e o uso da infraestrutura de transmissão, diminuindo perdas em longas distâncias e aumentando a confiabilidade do sistema elétrico”, conclui Sauaia.
Fundada em 2013, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) reúne todos os segmentos da cadeia de valor da energia solar fotovoltaica e outras tecnologias limpas, como armazenamento de energia e hidrogênio verde. Com associados nacionais e internacionais, a ABSOLAR atua como uma fonte de informação e articulação em prol da transição energética sustentável no Brasil.
Fonte: Meio Norte
Na tarde deste sábado, 23 de novembro, foi realizado no Sítio Cajueiro, zona rural de…
Pai, uma palavra de poucas letras e fácil escrita. No vocabulário é o homem que…
Com a conclusão do inquérito pela Polícia Federal (PF), a investigação contra Bolsonaro e outras 36…
Racing x Cruzeiro Copa Sul-Americana | (Foto: EFE/ Juan Pablo Pino) O Racing derrotou o Cruzeiro…
O Botafogo não empatou por 1 a 1 com o Vitória, neste sábado (23), no estádio Nilton…
O Palmeiras conquistou uma vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-GO neste sábado (23), no estádio…