Destaques

Prefeitura de Caridade do Piauí realiza capacitação sobre Escuta Especializada de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Caridade do Piauí, por meio CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, juntamente com o Comitê de Rede de Cuidados e de Proteção Social de Criação e Adolescentes Vítimas e Testemunhas de Violência do Município, promoveu nesta quinta-feira (27), uma formação para alinhamento de Fluxo e Protocolo da Escuta Protegida e Linhas Metodológicas da Escuta Especializada.

A formação foi conduzida por Dilma Teles Campos – Assistente Social – Secretaria Executiva do COEGEMAS-PI, que abordou sobre a importância da implementação do Fluxo no município, para garantia de Direitos de crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência.

Após o primeiro momento, houve uma pausa para almoço e a tarde as atividades continuaram com oficina proporcionando troca de experiências, debates sobre Dificuldades e Desafios na execução do Plano Municipal de Proteção, Enfrentamento e Atendimento de Crianças e Adolescentes; Apresentação do Comitê Municipal e ao final certificação dos participantes.

A formação contou com a participação dos profissionais de Educação, Saúde, Assistência Social, Conselho Tutelar, Polícia Militar e Administração Pública.

A Primeira-dama Samires Silva participou da capacitação e ressaltou a importância da mesma. “O processo garante que sejam ouvidos de maneira respeitosa, empática e tenham menos traumas no futuro. É fundamental que a capacitação seja feita no município e haja um trabalho intersetorial. Quando o trabalho é feito em conjunto e todos trabalham pela mesma causa, com certeza teremos resultados prósperos no futuro”, disse.

A coordenadora do Comitê Municipal da Rede Proteção da Criança e Adolescente, Débora Sousa, frisou sobre a importância da implementação da Rede e destacou que é um trabalho articulado. “Estamos dando um passo importante para a implantação da Rede, pois é dever de todos nós zelar de nossas crianças e adolescentes, e com a implementação dessa Rede de Proteção vamos assegurar os direitos dessas crianças”, disse.

Além dos citados acima, estiveram presentes:  Presidente do CMDCA, Clenilda Xavier; Secretário de Educação, Aldo César; Secretário de Assistência Social, Leocádio Bento; Secretária de Saúde, Cláudia Carvalho; Secretário de Administração, Leandro Paiva; Presidente da Câmara, Luzineide Gomes, a Conselheira Tutelar, Raquel Reis, entre outros.

Redação

Recent Posts

Copa do Brasil: Sorteio dos mandos de campo da semifinal será nesta sexta-feira

O sorteio dos mandos de campo da semifinal da Copa Betano do Brasil será realizado…

3 horas ago

Em 10 anos, Piauí passou de sexto para o segundo maior produtor de mel no Brasil

A produção de mel no Piauí quase triplicou nos últimos 10 anos. O estado passou de sexto para o segundo maior produtor de mel no país,…

3 horas ago

Eleições municipais no Piauí irão contar com mais de 6 mil policiais militares

A Polícia Militar do Piauí já encaminhou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o plano estratégico…

3 horas ago

Justiça Eleitoral divulga locais de votação e seções eleitorais em Curral Novo, Caridade e Simões; veja!

Homem na cabine de votação - Divulgação Eleitores e eleitoras dos municípios de Curral Novo,…

6 horas ago

Banco Central obriga bancos a criarem alerta de golpe do Pix a partir de 2025

As instituições financeiras participantes do Pix deverão criar, a partir do ano que vem, um alerta de golpes para transações…

8 horas ago

Desmatamento no Cerrado piauiense emitiu mais de 11 milhões de toneladas de CO², aponta relatório

O desmatamento no Cerrado piauiense gerou a emissão de mais de 11 milhões de toneladas…

8 horas ago