O projeto de lei que trata da criação de duas categorias da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que tramita na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, não deve avançar neste ano. O texto propõe a criação de uma categoria específica para condutores de veículos automáticos e outra para motoristas de veículos de câmbio manual e automático.
De autoria da ex-deputada federal Mariana Carvalho (Republicanos/RO), o projeto já passou pela comissão de Viação e Transportes e está na CCJ desde 2018. No ano passado, o relator do texto, deputado Gilson Daniel (PODE-ES), apresentou parecer pela constitucionalidade do projeto.
Para avançar, o texto deve ser pautado pela presidência da comissão e ser colocado em votação. Caso receba maioria dos votos, o texto segue para o plenário da Câmara e depois, o do Senado.
Recentemente surgiu um boato de que a partir de janeiro de 2025 os alunos de autoescolas deveriam escolher tirar a carteira de habilitação específica para carros automáticos ou manuais. As fake news diziam que o governo federal havia encaminhado o projeto para o Congresso e que a medida valeria já no próximo ano, com multa em caso de descumprimento.
Um outro projeto de lei sobre a CNH está parado no Congresso. O texto prevê a isenção de taxas para a renovação do documento para motoristas idosos e pessoas com deficiência. Esta proposta, no entanto, ainda aguarda que um relator seja designado para que ela seja pautada na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara.
Fonte: SBT News
O estado do Piauí registrou um saldo positivo de 1.317 postos de trabalho com carteira assinada em outubro…
Um homem, identificado como André Marques Lima Sousa, foi assassinado com golpes de faca, na madrugada…
O Brasil lidera o envelhecimento populacional na América Latina, com 15,8% da população acima de 60…
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta nesta quarta-feira (4), em que o…
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (4/12), a Operação Sinais, com o objetivo de combater crimes…
O Piauí está entre os 14 estados que apresentaram propostas ao Ministério da Justiça e Segurança…