Quase a metade dos municípios piauienses tem em sua maioria de sua população residindo na zona rural. A informação é do IBGE, que divulgou novos dados do Censo, onde 110 cidades, das 224 que compõem o Estado, a zona urbana é pouco habitada. Em Aroeiras do Itaim, por exemplo, menos de 14% dos moradores vivem na cidade mesmo.
O município, distante 365 km ao sul de Teresina, tem o 8º maior percentual de moradores vivendo na zona rural do país, chegando a 86,5%. Além dele, outras cinco cidades do Piauí também ultrapassaram a cada dos 80% vivendo no campo, são elas: Paquetá, Jurema, Caraúbas, Massapê e Caxingó. A cidade mais urbana do Estado é Parnaíba, com menos de 5% vivendo na zona rural.
No Brasil, os municípios com as maiores proporções de população residindo em área rural eram: Chuvisca (RS), com 92,67%; Uiramutã (RR), com 92,60%; e Curral de Cima (PB), com 88,22%. Dentre as cidades com os 20 maiores indicadores de população residindo em área rural temos 3 municípios do Piauí: Aroeiras do Itaim, na 8ª posição; Paquetá, na 17ª; e Jurema, na 19ª. Posição.
“Isso é um reflexo de que a política pública que o Governo do Estado vem desenvolvendo para melhorar a qualidade de vida do homem do campo tem feito com ele permaneça e se desenvolva onde nasce”, destacou Fábio Abreu Secretário Estadual de Assistência Técnica e Defesa Animal (SAD), lembrando que mais de R$ 2 bilhões já foram aplicados para a zona rural piauiense.
Fábio Abreu ressalta ainda que boa parte desse valor é investida em melhoramento para a agricultura familiar, bem como em programas que melhoram a qualidade da água na região. “É o caso do Programa Água Doce, que transforma água salobra, salgada, em água mineral, na região do semiárido”, pontua.
No geral, o Censo IBGE aponta que, em 2022, um total de 997.227 piauienses residia em domicílios localizados em áreas rurais, quase 31% da população total. Essa proporção constitui-se no maior indicador observado entre todos os estados do país, equivalendo dizer, em termos práticos, que três a cada 10 piauienses residia em áreas rurais do estado. O índice do Piauí é mais que o dobro da média nacional: 12,53%.
Fonte: Conecta Piauí
Nesta terça feira, 19 de novembro de 2024, em mais uma vivência do Novembro Negro…
O município de Caldeirão Grande do Piauí alcançou 100% de adesão ao Programa Saúde na…
O governador Rafael Fonteles assinou as ordens de serviço para obras de asfalto e construção de um…
O Ministério das Cidades anunciou na terça-feira, 19 de novembro, os projetos aprovados na seleção…
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, anunciou nesta…
O Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira (20), é…