A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) está com as inscrições abertas para o programa Piauí + Genética. O criador com interesse em participar do programa pode realizar o seu cadastro por meio do site da Sada ou procurar os escritórios regionais da Sada/Adapi que respondem por seu município ou a Secretaria de Agricultura de municípios que tenham convênio com a Sada até o dia 10 de abril. Nessa etapa, a previsão é que o Piauí + Genética atenda 2 mil pequenos e médios criadores, executando a inseminação artificial em tempo fixo (IATF), em 26 mil animais. O foco são os bovinos de corte e leiteiro.
O programa será executado com um aporte financeiro inicial feito pelo Governo do Estado, no valor de R$ 4 milhões. O recurso será utilizado para a contratação da empresa que fará as inseminações e para a aquisição do sêmen das raças Nelore (gado de corte), Holandesa, Gir Leiteiro e Girolando (gado de leite), além dos botijões de armazenamento do material.
“Iniciamos as inscrições do programa e passaremos a realizar as inseminações em bovinos. É importante ressaltar que iremos adquirir sêmens da melhor qualidade com foco em rebanhos de corte e de leite. Nos bovinos de corte, vamos utilizar sêmen de touros da raça nelore, que é a raça que predomina em quase 80% do rebanho de corte nacional. No gado de leite, como temos uma variabilidade de grau sanguíneo, nos cruzamentos de animais zebus e taurinos, nós vamos usar as raças holandesa, gir leiteiro e girolando, para que a gente possa dar oportunidade ao criador de fazer o acasalamento mais adequado para o nosso tipo de criação e melhor adaptação ao nosso clima”, diz o secretário da Sada, Fábio Abreu, que ainda chama atenção para critérios que devem ser seguidos pelo produtor, para que esteja apto a participar do programa.
“Além de estar atento ao prazo de inscrição, o produtor deve ter conhecimento que para participar do programa deve ter seu cadastro realizado junto à Adapi, além disso, a vacinação do rebanho contra febre aftosa deve estar obrigatoriamente em dia”, conclui o gestor, lembrando que o Piauí irá realizar a última imunização do rebanho de 01 a 30 de abril, e que nesta etapa não haverá prorrogação do prazo.
Antes do início das inscrições, as diretorias de Inovação e de Operações, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos da Sada realizaram uma reunião virtual com os coordenadores regionais e extensionistas, para alinhar as estratégias de divulgação e execução do programa.
“Tivemos a oportunidade de mostrar melhor a essência do Piauí +Genética, os nossos objetivos e onde queremos chegar. Nesse primeiro momento, que é o das primeiras inscrições ao programa, repassamos a necessidade que temos de estar mais próximos do criador, orientando, tirando dúvidas, para que o programa possa ter o maior sucesso possível. Tenho certeza que nós vamos avançar bastante no sentido de evoluir nosso programa, porque essa técnica da inseminação artificial em bovinos é, acima de tudo, a implantação de uma cultura, onde o criador pode entender com mais facilidade alguns gargalos que impedem o rebanho dele de crescer e melhorar geneticamente e quantitativamente”, afirma André Nogueira, diretor de Inovação.
Libonato de Carvalho, diretor de Operações, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, explica que o Piauí +Genética também irá contribuir para as ações de extensão rural e de assistência técnica realizadas pela secretaria, destacando o trabalho que será realizado pelos extensionistas da Sada.
“Para participar efetivamente do programa, cada produtor tem que seguir alguns critérios, como por exemplo, um protocolo sanitário e de manejo do rebanho, estar em dia com a vacinação, ter um pequeno curral, um pequeno brete, ter comida para esse rebanho, capim, seja ele graminha ou forrageira de leguminosa. O fato é que a alimentação é fator indispensável. E a Sada atuará na orientação e no processo educativo desses produtores. Nossos técnicos, que atuam lá na ponta, terão papel fundamental, eles receberão as demandas e acompanharão todos os passos”, explica o diretor.
Doação de caprinos
O pontapé inicial do Piauí +Genética aconteceu em dezembro de 2023, com a distribuição de 30 animais reprodutores melhoradores, do tipo caprinos, para pequenos produtores do Piauí das cidades de Anísio de Abreu, Barras, Brejo, Campo Maior, Jatobá e José de Freitas. A ação foi realizada durante a 72ª edição da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi). À época, os animais foram escolhidos com o crivo da Associação Piauiense de Criadores de Caprinos e Ovinos do Estado do Piauí (Apiccovi).
Fonte: Cidade Verde
A Prefeitura de Simões, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou nesta sexta-feira (22), o…
No dia 20 de novembro, na sede da Associação Remanescente de Quilombo Serra da Mata…
No 3º Trimestre de 2024, a taxa de desocupação no Piauí atingiu 8,0%, com um total…
O Piauí será contemplado com a construção de 450 unidades habitacionais voltadas para áreas rurais, como parte…
O novo leilão da Receita Federal em São Paulo, e o último do ano realizado pela…
Foto: Ascom MP Durante reunião do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos…