As notas da prova do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2023, prova mais esperada pelos estudantes do Brasil, foram divulgadas nesta terça-feira (16) e, estudantes da rede pública de Simões, alcançaram mais de 900 pontos na Redação. O ótimo desempenho foi comemorado pelos alunos.
Temida pela maioria dos estudantes e um dos principais critérios do exame, a redação teve como tema: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Do município de Simões, mais uma vez, alunos da Unidade Escolar Raul Sérgio conquistaram um desempenho excepcional, alcançando notas de excelência.
A reportagem do Portal Sertão Atual, conversou com alguns alunos que conquistaram tal feito. Com 900 pontos, a estudante Ana Cláudia falou do sentimento de gratidão e importância do Enem para os alunos. “Sempre tive muito apoio dos meus pais e da minha família, amigos e escola. É inexplicável esse sentimento, impressionante e tudo que foi necessário fazer até chegar aqui valeu a pena. Agradeço primeiramente a Deus e depois as pessoas que me apoiaram e sempre estiveram ali me ajudaram nessa parte importante da minha vida. O sentimento de hoje é só gratidão!”, disse.
A estudante Isa Hellen, obteve 920 pontos. “Cursei todo o ensino médio na escola Raul Sérgio. Sou filha de uma professora da rede municipal e de um autônomo. Minha preparação foi desafiadora, pois tive que conciliar a escola com os estudos voltados para o ENEM, mas por ter uma certa facilidade com textos consegui me adaptar bem ao que é cobrado, um texto dissertativo-argumentativo. Hoje posso dizer que estou com o sentimento de dever cumprido, pois consegui obter uma excelente nota. Me sinto realizada e espero alcançar voos ainda mais altos”, disse.
A aluna Estefany Fernandes, também obteve 920 pontos, a estudante relatou o sentimento de felicidade e de dever cumprido. “Confesso que fiquei sem reação, não imaginava que na minha primeira redação iria conseguir atingir essa nota. Fiquei feliz demais! Ano passado eu ainda estava cursando o terceiro ano, e para conciliar a escola com o Enem foi meio complicado (…) mas, deu tudo certo e com muita dedicação e esforço, irei me tornar uma profissional da saúde”, destacou.
Com 920 pontos, o estudante Márcio Jean, conversou com nossa reportagem e frisou que dedicou horas de estudo. “Minha preparação para a redação do Enem foi intensa e gratificante. Dediquei horas diárias à prática, análise de temas atuais e prática de escrita. Refletir sobre diferentes perspectivas e aprimorar a estrutura textual, foram fundamentais. Bastante leitura ajudou a gerenciar o tempo e aperfeiçoar minha habilidade de argumentação. No dia da prova, senti confiança e a certeza de que estava preparado para expressar minhas ideias de forma clara e coerente”, comentou.
Com a nota 940, a estudante Natalice Morais, também da escola Raul Sérgio, falou do empenho e fez agradecimentos ao apoio recebido da professora e de familiares. “Preparar-me para o Enem foi uma jornada desafiadora, impulsionada inteiramente pela minha determinação e esforço. Até 2022, temia não conseguir destacar-me na redação. No entanto, meu foco na produção de textos dissertativo-argumentativos mudou completamente no ano passado, quando uma amiga me apresentou à professora de redação, “Luma e ponto”. Ela é conhecida entre seus alunos como a “fada da redação” e dissipou meus medos, contribuindo significativamente para minha preparação. Dediquei-me e fiz várias redações para me aprimorar cada vez mais. Sem dúvida, só tenho a agradecer a minha mãe e meu pai por sempre me apoiarem, e aos meus amigos por tornarem a jornada mais leve. Graças ao meu empenho, alcancei uma nota expressiva, proporcionando-me uma gratificação inexplicável”, disse.
Valdenia Gomes, que também alcançou 940 pontos, falou da dificuldade em conciliar os estudos escolares com a preparação para o Enem, a jovem que já tinha alcançado 860 no segundo ano, conseguiu uma evolução notável no terceiro ano do Ensino Médio. “Essa conquista se deve, em grande parte, à professora de redação do curso, “Luma e ponto”. Ela foi crucial nesse processo e me orientou de maneira eficaz. Além disso, destaco o imenso apoio dos meus pais durante o processo, o qual fortaleceu minha determinação para persistir, acredito que esse apoio foi a base de tudo para que eu não desistisse”, ressaltou.
Nas redes sociais, a escola parabenizou o desempenho dos demais alunos.
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, pois permite a seus participantes concorrer a vagas em universidades públicas e privadas, e até a financiamento e bolsas privadas, com as notas obtidas nas provas.
Em 2023, somente 60 candidatos tiraram nota mil na redação, dentre os estudantes, apenas quatro de escolas públicas.
por Alisson Carvalho
Um boato de que uma nova categoria na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seria criada exclusivamente…
Proprietários de veículos podem acessar o site oficial do Detran para aderir ao Programa de Recuperação de Créditos…
A taxa de desemprego entre as mulheres foi de 7,7% no terceiro trimestre deste ano, superior à…
A Prefeitura de Simões, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou nesta sexta-feira (22), o…
No dia 20 de novembro, na sede da Associação Remanescente de Quilombo Serra da Mata…
No 3º Trimestre de 2024, a taxa de desocupação no Piauí atingiu 8,0%, com um total…