Destaques

URGENTE: aumenta vazamento na parede de contenção de Boqueirão de Piranhas e população fica sob alerta; vídeos

De acordo com os relatos dos vídeos, o buraco onde está acontecendo a vazão da água do açude aumentou muito no final da tarde de hoje. A situação ainda pode piorar devido as fortes chuvas que estão caindo na região.

CAJAZEIRAS, PB – Vídeos enviados pelas redes sociais no final da tarde desta terça-feira (16.abr.2024) estão deixando a população do Sertão da Paraíba em estado de alerta.

Problemas de vazamento numa obra da parede de contenção de águas, paralela à parede principal do açude de Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas), Distrito de Cajazeiras, pode levar ao rompimento do açude, atingindo a população ribeirinha do Distrito e à Sousa.

Local onde está localizada a barreira de contenção, paralela à parede principal do Açude Engenheiro Ávidos | Foto: reprodução/redes sociais 


O prefeito Zé Aldemir foi até o local com sua equipe para tentar buscar uma solução. O prefeito disse que ia recorrer imediatamente ao deputado federal Aguinaldo Ribeiro e a senadora Daniela Ribeiro, com o intuito de que o governo federal agilize a solução para o problema.

De acordo com os relatos dos vídeos, o buraco onde está acontecendo a vazão da água do açude aumentou muito no final da tarde de hoje. A situação ainda pode piorar devido as fortes chuvas que estão caindo na região.

As autoridades ainda não se manifestaram sobre o perigo ou não do rompimento na barragem após a divulgação dos vídeos por parte dos moradores de Boqueirão.

*ATUALIZAÇÃO DO DNOCS

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) emitiu nota à imprensa no começo da noite. 

De acordo com a nota, devido as fortes chuvas na região do açude, o DNOCS está desde esta segunda-feira (15.abr.2024) monitorando em tempo real a situação de Engenheiro Ávidos.

As informações repassadas à imprensa por parte do DNOCS são que as comportas do açude estão com as lâminas com abertura maior para fazer com que a água do açude baixe. O órgão afirma que o nível de água do manancial já baixou cerca de 10cm.

Nota do DNOCS

A imprensa noticia que o buraco com a vazão de água (vídeos abaixo) já foi tampado por parte das equipes do DNOCS que estão trabalhando no local, descartando, até o momento, qualquer perigo de uma tragédia.

Também o Corpo de Bombeiros de Cajazeiras, viaturas do 6º Batalhão de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros de Patos, engenheiro de segurança da AESA de João Pessoa estão em Boqueirão para formar uma força tarefa.

As últimas informações repassadas pelo Coronel Charlton, comandante do Corpo de Bombeiros de Cajazeiras, dão conta que a situação está sob controle.

Mais informações, caso necessário, a qualquer momento

*Matéria atualizada em 17.abr.2024 às 00h25.

Redação

Recent Posts

Rafael Fonteles assina Pactos pelo Piauí com mais de 200 municípios para fortalecimento de políticas públicas; veja fotos

O governador Rafael Fonteles e o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de…

13 horas ago

Procon no Piauí alerta para golpes com links falsos durante a Black Friday

Com a proximidade da Black Friday, o Procon do Ministério Público do Piauí alerta os consumidores sobre o…

15 horas ago

WhatsApp lança recurso que converte áudios em textos no aplicativo; veja como usar

O WhatsApp começa a liberar nesta quinta-feira (21) um recurso que converte mensagens de áudio em…

15 horas ago

PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e mais 35 em inquérito sobre golpe

A Polícia Federal indiciou nesta quinta-feira (21) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-integrantes de seu governo por abolição…

15 horas ago

Treze suspeitos são presos em operação contra roubo de veículos no Piauí

A Polícia Civil do Piauí deflagrou nesta quinta-feira (21/11), a Operação Sodaliciun, contra organização criminosa…

21 horas ago

Saiba como a PF reuniu mensagens, imagens e dados para comprovar plano para matar Lula

A Polícia Federal (PF) coletou uma série de provas, incluindo mensagens, dados de localização, fotos, áudios e…

21 horas ago