O município de Simões segue buscando desenvolvimento para as pastas e garantias dos direitos da criança e do adolescente. A Secretaria de Educação participou, nesta quinta-feira (13) da abertura do Fórum Extraordinário da Undime-PI: 25 anos de gestão e fortalecimento da educação pública municipal.
O evento, com apoio da SEDUC-PI e Governo do Estado do Piauí, integra a agenda educacional nacional, oferecendo momentos de formação e trocas de informações entre os dirigentes municipais. O principal objetivo é ampliar debates de temas importantes e fortalecer as equipes gestoras.
O município foi representado por uma grande comitiva formada por profissionais da rede de ensino. De acordo com a secretária de Educação de Simões, Íris Elaine, o projeto da cidade é proporcionar a capacitação dos dirigentes e implementar ações assertivas, colaborando diretamente com a construção de estudantes instruídos com qualidade.
“Fiz questão de trazer uma grande comitiva de representação da educação municipal, porque o intuito da gestão é ter profissionais capacitados e formados. Os eventos são de fundamental importância para que a gente troque experiências. Simões sempre está pensando em capacitar os nossos profissionais para levar o melhor para os nossos alunos através de uma educação de qualidade e equidade”, destacou.
Durante o evento, a professora da rede municipal, Erineide Lima, apresentou o projeto “Se ver potente, se pensar potente: pegadas de uma educação antirracista”, estimulando a necessidade de discutir uma educação aliada na luta contra o racismo, além de dar voz para povos silenciados. Na apresentação, a profissional destacou autores, pesquisadores e atividades aplicadas aos estudantes de Simões-PI.
Além de Simões, o evento contou com a participação de outros municípios da região, como Jacobina do Piauí, Paulistana, Acauã, Caridade do Piauí, dentre outros.
PROGRAMAÇÃO
O primeiro dia de evento foi aberto com uma apresentação cultural, seguida da palestra “A educação antirracista e o compromisso da escola pública com a equidade”. Na sequência, foi organizada uma mesa de debate sobre “Implementar políticas públicas de educação para relações étnicas raciais nas escolas”.
Por fim, a tarde encerrou com uma nova mesa de debate, agora com a temática “A oferta dos anos finais e os desafios da juventude”, bem como com uma palestra intitulada “Educação integral em tempo integral: reflexões e ações proeminentes para a implantação e implementação de uma política de Estado nos municípios piauienses”.
No segundo dia, o fórum será iniciado com apresentação cultural e uma palestra com tema “Caminhos para uma gestão de resultados”. Depois, uma mesa sobre “Organização do sistema de ensino e fiscalização dos órgãos de controle do estado do Piauí”, finalizando com a palestra “Os desafios da implementação da política nacional de educação digital no cotidiano escolar”.
Fonte e Fotos: Cidades em Foco
O novo leilão da Receita Federal em São Paulo, e o último do ano realizado pela…
Foto: Ascom MP Durante reunião do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos…
Um homem branco foi preso em Itaúna, no interior de Minas Gerais, após ser flagrado…
Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) avaliam que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de…
https://youtu.be/G2wXbp8DsEk Após o início da piracema, que se estende de 15 de novembro de 2024…
O concurso público promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec) foi suspenso pelo Tribunal de Justiça do Piauí…