Educação

Piauí será o primeiro estado a incluir Inteligência Artificial no currículo escolar

Para lidar com o desenvolvimento crescente da tecnologia, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem apostando em estimular a capacidade dos estudantes com novos aprendizados e oferecer opções para desenvolver talentos conectados às novas tendências mundiais.

Na última semana do mês de setembro, o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, esteve reunido com o líder norte/nordeste da Amazon Web Services (AWS), Ronaldo Abath, e o gerente de programas da AWS, Rubem Saldanha. A plataforma de serviços de computação em nuvem é a nova parceira da Seduc na implementação da disciplina Inteligência Artificial no currículo das escolas da rede pública estadual de ensino.Ascom SeducReunião entre o secretário e a equipe

“Formar mais talentos competitivos na era da Inteligência Artificial, essa é a meta”, segundo o secretário Washington Bandeira.

“Estamos trabalhando para que os nossos alunos possam ter contato com essa nova ferramenta por meio dos cursos técnicos ofertados pelo Seduc TEC e para que eles estejam preparados para as novas exigências do mundo do trabalho”, afirmou Washington Bandeira.

Ainda no primeiro semestre, o Governo fez o lançamento do Seduc Tec, programa de expansão da educação profissional, técnica e tecnológica e passou a ofertar o curso técnico de desenvolvimento de sistemas, com ênfase em Inteligência Artificial e programação de jogos. O curso está acontecendo em 133 escolas, com 5.506 estudantes da 1ª série do Ensino Médio matriculados.

“A iniciativa agora ganha o reforço de peso da Amazon Web Services (AWS), com a inserção do módulo de Computação em Nuvem nos cursos de desenvolvimento de sistemas, com ênfase em Inteligência Artificial e programação de jogos ofertados pelo Seduc Tec. Os estudantes da nossa rede farão o módulo de Computação em Nuvem na plataforma educacional da Amazon e terão no seu currículo uma certificação com assinatura dessa grande Big Tech. Ainda dentro dessa parceria, teremos a formação dos nossos professores para que eles possam orientar os alunos durante o uso da plataforma”, explicou o secretário.

Ainda segundo o secretário da Educação, Washington Bandeira, esse foi o pontapé inicial para que se chegue a um projeto maior que é incluir a disciplina de Inteligência Artificial no currículo das escolas estaduais piauienses de ensino médio.

“Estamos trabalhando para que em 2024 as escolas estaduais de Ensino Médio tenham em seu currículo a disciplina de Inteligência Artificial. Essa iniciativa irá colocar o Piauí e o Brasil no cenário dos países que já estão trabalhando essa disciplina no currículo da Educação Básica. Só 11 países fizeram isso até agora e o Brasil será o 12º através dessa iniciativa pioneira do Piauí”, ressaltou.

Fonte: Meio Norte

Paulo Ricardo

Recent Posts

Secretaria de Educação de Simões divulga cronograma de matrículas para o ano letivo de 2025

A Prefeitura de Simões, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou nesta sexta-feira (22), o…

47 minutos ago

Ventos de São Zacarias e comunidades tradicionais de Simões realiza evento em celebração ao Dia da Consciência Negra

No dia 20 de novembro, na sede da Associação Remanescente de Quilombo Serra da Mata…

48 minutos ago

No período de um ano, cerca de 27 mil pessoas deixam a desocupação no Piauí

No 3⁠º Trimestre de 2024, a taxa de desocupação no Piauí atingiu 8,0%, com um total…

3 horas ago

Governo Lula libera mais 450 unidades do Minha Casa, Minha Vida para o Piauí

O Piauí será contemplado com a construção de 450 unidades habitacionais voltadas para áreas rurais, como parte…

3 horas ago

Leilão da Receita tem iPhones 14 Pro Max por R$ 800 e lote com R$ 2 milhões em relógios

O novo leilão da Receita Federal em São Paulo, e o último do ano realizado pela…

5 horas ago

MP Piauí assina parceria com Ministério da Assistência Social

Foto: Ascom MP Durante reunião do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos…

5 horas ago