Entretenimento

Dia dos Namorados: São José ou Santo Antônio? Você sabe para que santo pedir um amor?

Hoje, 12 de junho, é comemorado o Dia dos Namorados e, amanhã, 13 de junho, o Dia de Santo Antônio. Popularmente conhecido como o santo casamenteiro, você sabia que Santo Antônio pode não ser a melhor opção para quem busca um amor verdadeiro? O g1 conversou com devotos para saber qual é o santo mais indicado para diferentes objetivos amorosos.

Santo Antônio, o queridinho

Santo Antônio pode ajudar aqueles que querem encontrar um namorado ou namorada. No entanto, ele não garante que essa escolha seja o par ideal. De acordo com a tradição, Santo Antônio manda qualquer um para ver a promessa cumprida. Ele é visto como uma solução rápida para quem deseja acabar com a solidão momentânea.

A fé em Santo Antônio é reforçada por práticas populares como comer o bolo de Santo Antônio na esperança de encontrar a medalha que, segundo a lenda, trará o par perfeito. E quem nunca colocou a imagem do santo de cabeça para baixo ou tirou o bebê Jesus de seu colo para “forçá-lo” a ajudar na busca pela alma gêmea?

Padre José Nery, assessor eclesiástico da Comunicação na Arquidiocese de Teresina, afirma que a fama de Santo Antônio como santo casamenteiro é bem conhecida e fundamentada em muitos testemunhos.

“A história é que uma moça queria se casar e, não tendo como pagar o dote, pediu ajuda ao santo. Santo Antônio então escreveu um bilhete pedindo ao comerciante que ajudasse, e quando o comerciante colocou o bilhete na balança, pesou o equivalente ao valor do dote. E assim a moça conseguiu se casar. Isso fez com que Santo Antônio se tornasse o santo casamenteiro e festeiro entre nós”, conta o padre.

São José, o ideal

Para aqueles que desejam um casamento sólido e duradouro, a tradição recomenda São José que é venerado como um exemplo de marido e pai, e muitos acreditam que ele pode ajudar a encontrar o parceiro ideal. Padre José Nery explica que São José, como esposo da Virgem Maria, é visto como um homem virtuoso e prudente, e que ele procurará alguém com essas mesmas qualidades para indicar como parceiro.

Ana Karoliny Castelo Branco é um exemplo de fé em São José. Em 2013, Ana começou a devotar-se a São José por influência de uma senhora de seu grupo religioso.

“Eu contei a ela que estava em oração para encontrar uma pessoa, um homem de Deus na minha vida, e ela disse que quem me daria um homem justo seria São José. Eu cheguei a tentar Santo Antônio, mas a senhora me corrigiu e disse que era para eu direcionar meu pedido a São José”, relembra Ana.

Ana Karoliny é devota de São José e pediu ao santo por um bom marido — Foto: Acervo pessoal

Ana então fez a novena para São José e ofertou lírios ao santo. “Eu sabia que no momento certo São José iria enviar um José para a minha vida. Em oração, clamei por um homem justo e trabalhador. Foi aí que conheci meu esposo”, conta.

O namoro com Wilson Barbosa começou no dia de São José. “Foi tudo providência. Nossa vida é providência. E todos os meus pedidos que fiz a São José foram atendidos. É tudo no tempo de Deus e não no nosso. Foram anos de oração, pedidos, clamores e intercessão a São José, mas deu tudo certo!”, comemora Ana.

Fé e paciência

Padre José Nery enfatiza que, embora os santos possam ajudar, o mais importante é pedir a Deus que sua vontade seja feita.

“Tanto a Santo Antônio, tanto a São José podem ajudar. Pode pedir o casamento sim, porém deve-se pedir que seja feita a vontade de Deus, porque às vezes algumas pessoas não foram feitas para o casamento. Outras não são realizadas. Aí vão botar a culpa no Santo, dizendo que o santo colocou o primeiro que apareceu, mas, na verdade, a indicação é do coração. E nós aceitamos e nós recebemos aquilo que Deus nos dá”, conclui.

Tô com pressa, e agora?

Para ajudar a encontrar um amor por intermédio de Santo Antônio, o g1 separou algumas simpatias que, de acordo com a crença popular, podem ajudar.

Uma das crenças, está no uso da imagem de Santo Antônio, que, às vezes, é banhado em água de rosas e, em outras, é colocado de cabeça para baixo. Um das simpatias manda que a pessoa compre – no dia 12 de junho – uma rosa vermelha e amarre uma fita do santo na flor.

Fonte: G1 PI

Redação

Recent Posts

PPAIC NA ESCOLA | Escola Santa Isabel realiza culminância do projeto Viajando com a Matemática com o tema ‘A Festa das Estações’

Escola Municipal Santa Isabel localizada na Serra da Mata Grande, zona rural de Simões realizou…

8 horas ago

Rede Municipal de Educação de Simões é destaque no II Seminário Regional do PPAIC

O  II SEMINÁRIO REGIONAL DO PPAIC   que traz como  tema  a FORMAÇÃO e  tem como…

12 horas ago

Piauienses embarcam para Jogos Escolares em Recife, PE

A delegação piauiense que participará dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024 embarcou, nesta sexta-feira (20),…

15 horas ago

Incêndio floresta em Pedro Laurentino, PI, mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros

Três equipes do Corpo de Bombeiros do Piauí foram deslocadas, na noite desta quarta-feira(18), para a cidade…

16 horas ago

PRF apreende 34m³ de madeira ilegal em Batalha (PI)

Na noite de ontem (19), a Polícia Rodoviária Federal no estado do Piauí, durante uma abordagem…

16 horas ago

Rebanho de caprinos no Piauí atinge recorde de mais de 2 milhões de cabeças

O rebanho de caprinos no Piauí em 2023 superou pela primeira vez a marca de dois milhões…

16 horas ago