Para amenizar o calor de 40ºC de Teresina, o cachorro Titã toma banho na manilha de concreto, uma espécie de bacia, da oficina do seu tutor, o aposentado Raimundo Reis, de 80 anos. O g1 foi até o estabelecimento no bairro Mocambinho, Zona Norte da capital, para registrar esse momento refrescante do cão.
“Ele está comigo há nove anos. Peguei ele na rua depois de um acidente. O Titã adora ficar dentro dessa manilha, o horário sagrado dele é entre às 15h30 e 16h, quando o tempo está mais quente. Muita gente que passa aqui pela oficina se admira com ele, mas pra gente é normal, todo mundo toma banho, ainda mais nesse calor”, explicou o tutor.
O aposentado contou que tem cinco cachorros e pelo menos dois gatos que passaram a morar com ele. Todos esses animais viviam na rua e foram adotados pelo Seu Reis, como é conhecido.
O Titã é um dos mais velhos dos pets. A bacia que ele costuma tomar banho é usada na borracharia para verificar os pneus com algum vazamento de ar. Mas na época mais quente do ano, Seu Reis afirmou que ela ganha outra função também.
“Eu procuro sempre deixar o chão molhado, para ficar mais frio pra os animais. A bacia não pode ficar seca de jeito nenhum nesse tempo, se não o Titã fica doido. É quente demais. Durante a tarde ele toma de três a quatro banhos dentro da manilha”, declarou.
Raimundo Reis disse que os outros cachorros não entram na bacia com água, mas gostam de banhar com ajuda de um balde ou mangueira. Já o gato gosta de tomar banho na torneira da pia do quintal.
Ao g1, o aposentado contou que tem a borracharia há mais de 24 anos. Durante esse tempo adotou alguns cachorros que cuidou até o fim da vida. Atualmente, ele disse que não pretende adotar mais, apenas cuidar dos sete animais domésticos que já tem, com alimentação, saúde e um lar para morar.
As temperaturas no Piauí podem chegar a 45ºC e umidade do ar abaixo dos 15% nesta semana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa onda de calor devem alterar as condições atmosféricas (temperatura e umidade) no estado a partir dessa quarta-feira (20), com possibilidade de se estender até a sexta-feira (22).
Segundo Werton, climatologista e também Diretor de Prevenção da Defesa Civil Piauí, é importante serem tomados alguns cuidados com a saúde durante o período de calor, como evitar atividades físicas nos horários de pico de calor, se hidratar, usar protetor solar e evitar exposição direta ao sol.
“O horário de pico do calor no Piauí é às 15h; e às 16h é o horário crítico de baixa umidade. Importante lembrar que a umidade só se reestabelece no Piauí após às 19h e a temperatura só vai melhorar na madrugada, mas às vezes nem nesse horários por causa do B-R-O Bró”, explicou.
Essa forte onda de calor pode provocar alguns sintomas que impactam a qualidade de vida como: problemas respiratórios e de pele, insolação, desidratação e aumento de problemas de pressão. Por isso, é recomendado estar sempre hidratado e evitar práticas de esportes expostos ao sol entre 11h e 18h.
Fonte: G1 PI
Um boato de que uma nova categoria na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seria criada exclusivamente…
Proprietários de veículos podem acessar o site oficial do Detran para aderir ao Programa de Recuperação de Créditos…
A taxa de desemprego entre as mulheres foi de 7,7% no terceiro trimestre deste ano, superior à…
A Prefeitura de Simões, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou nesta sexta-feira (22), o…
No dia 20 de novembro, na sede da Associação Remanescente de Quilombo Serra da Mata…
No 3º Trimestre de 2024, a taxa de desocupação no Piauí atingiu 8,0%, com um total…