Esporte

Piauiense fala da participação olímpica e comenta feito histórico em Paris 2024

Foto: Joseph Silva/Conecta Piauí

A piauiense Juliana Viana conquistou um feito inédito para o Brasil, nesta. Ela venceu, pela primeira vez, uma partida de badminton nos Jogos Olímpicos. Juliana superou Lo Sin Yan Happy, de Hong Kong, por 2 sets a 0. De volta à terra natal, Juliana comenta sobre a participação no evento esportivo e planeja o futuro na modalidade.

Até o sonho olímpico, Juliana Viana teve que disputar uma série de torneios no chamado “ciclo olímpico”, que começou em maio do ano passado e seguiu até 28 de abril deste ano. Juliana se classificou como a terceira das Américas e a primeira sul-americana. De quebra, é a primeira brasileira a se classificar para os Jogos Olímpicos abaixo da 50ª colocação

Juliana Viana descreve os dias vividos em Paris como “surreais”. Em entrevista ao Conecta Piauí, Juliana afirmou que a ficha só caiu quando chegou de fato à cidade parisiense. Os momentos vividos pela piauiense serviram de amadurecimento para que a atleta tivesse mais maturidade em novas competições.

“Eu realmente vivi o espírito olímpico e eu sinto que aproveitei tudo que eu poderia aproveitar. Vi grandes lendas do esporte e na quadra também. Tive a grande oportunidade de treinar com a atleta campeã olímpica e mundial Carolina Marín. Então, me serviu de preparação para o grande momento, que foi os dois jogos que joguei. Infelizmente, um perdi, outro eu ganhei. Isso não foi o suficiente para passar da fase de grupos. Só que tudo foi um aprendizado e ainda mais experiência. Eu voltei para cá com uma bagagem muito grande de conhecimentos, de experiência, mesmo para competições futuras. Então, com 19 anos, colher tudo isso vai me servir muito bem para quem sabe outras Olimpíadas. Eu já vou ter umas cartas na manga”, comenta a atleta.

Até o sonho olímpico, Juliana Viana teve que disputar uma série de torneios no chamado “ciclo olímpico”, que começou em maio do ano passado e seguiu até 28 de abril deste ano. Juliana se classificou como a terceira das Américas e a primeira sul-americana. De quebra, é a primeira brasileira a se classificar para os Jogos Olímpicos abaixo da 50ª colocação. 

O sonho olímpico não terminou em Paris 2024. Juliana Viana busca algo mais para a carreira no badminton. Los Angeles, próxima cidade sede dos Jogos Olímpicos, pode parecer distante, mas o tempo para o próximo evento passa rápido, principalmente para jovens que sonham com uma medalha no peito.

“Eu lutarei todos os dias para isso. Eu não posso afirmar nada porque são quatro anos, tudo pode acontecer. Só que da minha parte eu quero conquistar coisas maiores e continuar fazendo história e representar o Piauí novamente em, não uma, mas duas, três Olimpíadas, quem sabe. E eu espero não ser somente eu, mas outros atletas também possam conquistar esse efeito. E eu treinarei isso, farei meus 100% todos os dias para me classificar novamente para Los Angeles”, destaca Juliana.

E o feito de Juliana serve de incentivo para que novos atletas, não só do Piauí, mas de todo o Brasil, se inspirem a buscar o “Sonho Olímpico”. Esse sonho, que às vezes parece distante para “pequenos” atletas, acaba se encurtando quando se espelham na história da jovem piauiense que fez história em Paris.

“Eu comecei aqui, eu comecei num projeto social, jovens talentos com seis anos, igual à maioria de pequenos que estão aqui treinando […]Eu indo para as Olimpíadas, sendo piauiense, tendo esse contato direto com eles, eu acho muito importante, porque assim eu posso dar conselhos também e eles veem que é real e que é possível. Então, eu me sinto muito honrada de ter essa posição e de representar o Piauí, claro, de onde eu vim, de onde eu nasci. E eu sinto muito orgulho de representar todos vocês“, finaliza a atleta.

Fonte: Conecta Piauí

Redação

Recent Posts

Copa do Brasil: Sorteio dos mandos de campo da semifinal será nesta sexta-feira

O sorteio dos mandos de campo da semifinal da Copa Betano do Brasil será realizado…

11 horas ago

Em 10 anos, Piauí passou de sexto para o segundo maior produtor de mel no Brasil

A produção de mel no Piauí quase triplicou nos últimos 10 anos. O estado passou de sexto para o segundo maior produtor de mel no país,…

11 horas ago

Eleições municipais no Piauí irão contar com mais de 6 mil policiais militares

A Polícia Militar do Piauí já encaminhou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o plano estratégico…

11 horas ago

Justiça Eleitoral divulga locais de votação e seções eleitorais em Curral Novo, Caridade e Simões; veja!

Homem na cabine de votação - Divulgação Eleitores e eleitoras dos municípios de Curral Novo,…

14 horas ago

Banco Central obriga bancos a criarem alerta de golpe do Pix a partir de 2025

As instituições financeiras participantes do Pix deverão criar, a partir do ano que vem, um alerta de golpes para transações…

16 horas ago

Desmatamento no Cerrado piauiense emitiu mais de 11 milhões de toneladas de CO², aponta relatório

O desmatamento no Cerrado piauiense gerou a emissão de mais de 11 milhões de toneladas…

16 horas ago