O Brasil lidera o envelhecimento populacional na América Latina, com 15,8% da população acima de 60 anos, frente à média regional de 13,4%, segundo a Síntese de Indicadores Sociais do IBGE. Dados do Censo mostram a rápida inversão da pirâmide etária no país, enquanto México e Colômbia registram 12,2% e 12,6%, respectivamente.
Em 2000, a faixa etária de 15 a 19 anos era a maior, representando 10,6% da população. Em 2010, esse grupo passou para 20 a 24 anos, com 9%. Em 2022, a maior parcela foi de 35 a 39 anos, somando 8%, sendo 3,9% homens e 4,1% mulheres.
O envelhecimento acelerado da população brasileira indica a proximidade ou o fim do “bônus demográfico”, período em que a população em idade produtiva supera a de crianças e idosos, gerando um impulso econômico.
Com o crescimento da população idosa, o IBGE alertou para a necessidade de mudanças nos serviços de saúde, já que a demanda desse grupo é “mais intensa e diversificada” em comparação à de uma população mais jovem.
Fonte: Meio Norte
O estado do Piauí registrou um saldo positivo de 1.317 postos de trabalho com carteira assinada em outubro…
Um homem, identificado como André Marques Lima Sousa, foi assassinado com golpes de faca, na madrugada…
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta nesta quarta-feira (4), em que o…
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (4/12), a Operação Sinais, com o objetivo de combater crimes…
O Piauí está entre os 14 estados que apresentaram propostas ao Ministério da Justiça e Segurança…
O Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, anunciou a construção de novas unidades habitacionais subsidiadas…