O número de Microempreendedores Individuais (MEIs) saltou de 87.933 para 114.065, entre 2020 e 2022. A diferença representa um aumento de 30% do índice, é o que revela uma pesquisa experimental divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (21).
Em 2022, o estado com o maior quantitativo de MEIs no país foi São Paulo, com 3,9 milhões de unidades, o equivalente a cerca de 27,35% do total do país, seguido do Rio de Janeiro, com 1,6 milhão de unidades, representando aproximadamente 10,3%. O Piauí representa 0,78% do total de MEIs do país.
Para ter acesso ao MEI, o trabalhador deve preencher uma série de requisitos, dentre eles: exercer atividades que estejam na lista de ocupações permitidas; contratar, no máximo, um empregado que receba o piso da categoria ou um salário-mínimo; não ser titular, sócio ou administrador de outra empresa; não possuir mais de um estabelecimento; e ter um faturamento anual de até R$ 81 mil.
Do total de MEIs piauienses, cerca de 39% encontram-se inseridos também no Cadastro Único (CADÚnico) do Governo Federal , proporção acima da média observada para o Brasil, que foi de 28,4%. O indicador do estado foi o quarto maior do país, ficando abaixo apenas da Bahia, com 41,3%, do Ceará, com 41,2%, e de Sergipe, com 41,1%. Os estados com os menores indicadores eram o Rio Grande do Sul, com 21,1%, e Santa Catarina, com 14,9%.
Vale ressaltar que dos 45.144 MEIs incluídos no CadÚnico um total de 27.477 deles, cerca de 60,9%, faz parte do Programa Bolsa Família. No Brasil, esse percentual é de 49,8%. O estado com o maior indicador de participação dos MEIs no Programa é o Amazonas, com 63,3%, e o menor indicador foi o do
Mato Grosso do Sul, com 34,1%.
A pesquisa ainda observou que aproximadamente 36 mil microempresas individuais piauienses têm como endereço e local de funcionamento das atividades na própria residência de seus proprietários, o equivalente a 31,56% do total das MEIs do estado.
A maior parte dos proprietários de microempresas individuais no estado são do sexo masculino, com 54,24%, enquanto as mulheres alcançavam 45,76%, uma diferença de 8,48 pontos percentuais. Apesar disso, as microempreendedoras mulheres apresentam um maior grau de escolaridade.
Principais atividades
O grupamento de atividades econômicas que mais concentrava microempreendedores individuais (MEIs) no Piauí era o de comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, com 49,3 mil pessoas, o equivalente a cerca de 43,23% do total de MEIs no estado.
É interessante ressaltar que a participação das MEIs na atividade de comércio representava aproximadamente 4 vezes a participação das MEIs nas atividades de alojamento e alimentação, que vinha na segunda colocação, com 12,6 mil pessoas, cerca de 11,08% de participação no total.
No estado, o grupamento de atividades econômicas com menor participação das MEIs era o de saúde humana e serviços sociais, com 237 pessoas, o equivalente a 0,21% do total.
Fonte: IBGE
Fonte: Cidade Verde
No 3º Trimestre de 2024, a taxa de desocupação no Piauí atingiu 8,0%, com um total…
O Piauí será contemplado com a construção de 450 unidades habitacionais voltadas para áreas rurais, como parte…
O novo leilão da Receita Federal em São Paulo, e o último do ano realizado pela…
Foto: Ascom MP Durante reunião do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos…
Um homem branco foi preso em Itaúna, no interior de Minas Gerais, após ser flagrado…
Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) avaliam que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de…