Geral

Jornada de trabalho de 4 dias é aprovada por 95% das empresas em Portugal

A jornada de trabalho de quatro dias está fazendo sucesso em Portugal. Segundo uma pesquisa do governo, 95% das 41 empresas que implementaram o modelo, durante o segundo semestre de 2023, avaliaram a experiência como positiva. Em meio ao sucesso, o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social disse avaliar continuar com o projeto.

A jornada de quatro dias de trabalho é conhecida como 100-80-100, isto é, 100% de pagamento do salário, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade. O projeto piloto foi realizado em uma empresa na Nova Zelândia e, com o sucesso, a menor jornada começou a ganhar espaço em diferentes empresas pelo mundo.

Em Portugal não foi diferente. Os dados do governo apontam que a jornada reduzida aumentou o ganho dos trabalhadores em termos de conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar. Se antes essa harmonização era difícil ou muito difícil para 46% dos envolvidos, o percentual baixou para 8% após quase seis meses de experiência.

“65% dos trabalhadores declaram ter passado mais tempo com a família após o início da redução horária. Isto reflete-se, também, na redução em 19% de sintomas de exaustão associada ao trabalho. A frequência de outros sinais negativos a nível de saúde mental também registou uma redução: o índice de ansiedade diminuiu em 21%; o de fadiga em 23%; o de insônia ou problemas de sono em 19%”, compartilhou o governo.

Em média, a experiência da semana de quatro dias envolveu uma redução de 13,7% das horas semanais, de uma média de 39,3 para 34 horas, reportada pelas empresas. Em 58,8% das empresas foi proporcionado um dia livre por semana (sexta-feira, por exemplo), enquanto 41,5% optaram por uma quinzena de nove dias úteis de trabalho.

As 41 empresas que participam do projeto situam-se em 10 distritos (com Lisboa, Porto e Braga como principais localizações) e operam sobretudo no setor social, da indústria e do comércio. Dos trabalhadores inquiridos, 85% disseram que avaliariam mudar para uma empresa com um funcionamento a cinco dias, após ter trabalhado no modelo de quatro dias, mas apenas mediante um aumento salarial superior a 20%.

Fonte: SBTNews

Redação

Recent Posts

Secretaria de Educação de Simões divulga cronograma de matrículas para o ano letivo de 2025

A Prefeitura de Simões, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou nesta sexta-feira (22), o…

22 minutos ago

Ventos de São Zacarias e comunidades tradicionais de Simões realiza evento em celebração ao Dia da Consciência Negra

No dia 20 de novembro, na sede da Associação Remanescente de Quilombo Serra da Mata…

23 minutos ago

No período de um ano, cerca de 27 mil pessoas deixam a desocupação no Piauí

No 3⁠º Trimestre de 2024, a taxa de desocupação no Piauí atingiu 8,0%, com um total…

2 horas ago

Governo Lula libera mais 450 unidades do Minha Casa, Minha Vida para o Piauí

O Piauí será contemplado com a construção de 450 unidades habitacionais voltadas para áreas rurais, como parte…

3 horas ago

Leilão da Receita tem iPhones 14 Pro Max por R$ 800 e lote com R$ 2 milhões em relógios

O novo leilão da Receita Federal em São Paulo, e o último do ano realizado pela…

5 horas ago

MP Piauí assina parceria com Ministério da Assistência Social

Foto: Ascom MP Durante reunião do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos…

5 horas ago