O mercado financeiro reviu a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 4,63% para 4,71% neste ano. A expectativa consta no relatório do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, nesta segunda-feira (2). Para 2025, a projeção da inflação também subiu de 4,34% para 4,4%. Já para outros anos, o IPCA estimado é de 3,81% em 2026 e 3,5%, em 2027.
Caso a estimativa dos analistas do mercado financeiro seja confirmada, a inflação pode fechar o ano acima do teto da meta de 4,5%. Esse índice foi definido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que estipulou o IPCA de 3% para este ano, com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.
Em outubro, a inflação divulgada foi de 0,56%, com acumulado de 4,76% nos últimos doze meses. A alta foi puxada, principalmente, por gastos ligados à habitação e alimentos.
Copom
Para ajustar a meta de inflação, o Banco Central utiliza a taxa básica de juros como mecanismo de sustentação financeira. Os valores são definidos em reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom). O último encontro do ano está marcado para acontecer no dia 11 de dezembro. Atualmente a taxa básica de juros está em 11,25% ao ano. Segundo especialistas, os diretores do BC devem manter a tendência de aumento da régua tarifária em 0,5 p.p. Caso isso se confirme, a Selic deve encerrar 2024 em 11,75% ao ano.
Segundo o boletim Focus, a estimativa é de que para 2025 a taxa básica suba para 12,63% ao ano. Para 2026 há uma previsão de que ela seja reduzida para 10,5% ao ano.
Fonte: SBT News
O estado do Piauí registrou um saldo positivo de 1.317 postos de trabalho com carteira assinada em outubro…
Um homem, identificado como André Marques Lima Sousa, foi assassinado com golpes de faca, na madrugada…
O Brasil lidera o envelhecimento populacional na América Latina, com 15,8% da população acima de 60…
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta nesta quarta-feira (4), em que o…
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (4/12), a Operação Sinais, com o objetivo de combater crimes…
O Piauí está entre os 14 estados que apresentaram propostas ao Ministério da Justiça e Segurança…