Geral

Piauí registra, em média, uma ocorrência de falta de energia por queimada a cada dois dias

Nos primeiros seis meses de 2024, cerca de 90 ocorrências de falta de energia causadas por queimadas foram registradas pela Equatorial Piauí em todo o estado, o que equivale a uma média de 15 ocorrências por mês. Teresina lidera o ranking com 63 registros.

Além dos transtornos à população, essas ocorrências também geram prejuízos na estrutura de distribuição de energia elétrica, danificando diversos componentes devido ao calor do fogo.

Segundo a Equatorial Piauí, mais de 1.700 usuários ficaram sem energia por causa desse problema. Os casos ocorreram em dezenas de municípios piauienses, com Teresina representando mais de 60% do total. Outras cidades afetadas incluem Palmeirais (6), Nazaré do Piauí (4) e Piripiri (3).

Quando uma ocorrência é provocada por queimada, o tempo necessário para restabelecer o fornecimento de energia pode ser maior comparado a outras causas.

“Para garantir a segurança da nossa equipe e da população, os postes e cabos comprometidos pelas queimadas só podem ser reparados após o controle das chamas por parte do Corpo de Bombeiros ou órgãos responsáveis”, explica Abraão Galeno, Executivo de Estudos Operacionais da Equatorial Piauí.

Em caso de incêndio, o que fazer?

Em casos de incêndios próximos à rede elétrica, a Equatorial orienta que as pessoas não se aproximem do local e acionem imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

A distribuidora deve ser contatada para medidas operacionais através da Central de Atendimento, no número 0800 086 0800. A prática de queimadas é considerada crime conforme o Código Penal Brasileiro (Lei nº 2.848) e a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605), que estabelece pena de reclusão e multa.

Confira algumas dicas importantes para evitar incêndios:

  1. Na zona urbana, todo proprietário de terreno deve manter sua propriedade limpa, com pouca ou nenhuma vegetação;
  2. Não use o fogo como agente de limpeza, em quaisquer que seja o local ou para renovar a pastagem;
  3. Não queime lixo, folhagens, galhadas e entulhos, principalmente se for próximo de áreas de vegetação (este tipo de material deve ser destinado para o local certo, e não queimado);
  4. Não lance “bituca” de cigarro pela janela do veículo quando trafegar por rodovias ou estradas vicinais, pois a vegetação seca pega fogo com muita facilidade, devido à baixa umidade do período de estiagem;

Fonte: G1 Piaui

Redação

Recent Posts

Rafael Fonteles assina Pactos pelo Piauí com mais de 200 municípios para fortalecimento de políticas públicas; veja fotos

O governador Rafael Fonteles e o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de…

8 horas ago

Procon no Piauí alerta para golpes com links falsos durante a Black Friday

Com a proximidade da Black Friday, o Procon do Ministério Público do Piauí alerta os consumidores sobre o…

11 horas ago

WhatsApp lança recurso que converte áudios em textos no aplicativo; veja como usar

O WhatsApp começa a liberar nesta quinta-feira (21) um recurso que converte mensagens de áudio em…

11 horas ago

PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e mais 35 em inquérito sobre golpe

A Polícia Federal indiciou nesta quinta-feira (21) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-integrantes de seu governo por abolição…

11 horas ago

Treze suspeitos são presos em operação contra roubo de veículos no Piauí

A Polícia Civil do Piauí deflagrou nesta quinta-feira (21/11), a Operação Sodaliciun, contra organização criminosa…

16 horas ago

Saiba como a PF reuniu mensagens, imagens e dados para comprovar plano para matar Lula

A Polícia Federal (PF) coletou uma série de provas, incluindo mensagens, dados de localização, fotos, áudios e…

17 horas ago