Geral

Projeto Agrotóxico Legal é criado pelo Ministério Público do Piauí; veja como funciona

Por Adriana Magalhães


O Brasil é considerado o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, o que tem levantado diversos debates e estudos sobre os perigos do uso desses produtos para o meio ambiente e a saúde pública.

O uso indiscriminado dessas substâncias, além de um risco sanitário, é apontado como fator de surgimento e agravamento de doenças, como câncer, transtornos mentais e crises respiratórias.

Com esse parâmetro, os estados brasileiros criaram o Fórum Estadual de combate ao uso nocivo de agrotóxicos. Apenas o Piauí não possui essa estrutura.

O Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) desenvolve o projeto Agrotóxico Legal e está tentando implantar o fórum no estado.

“O projeto Agrotóxico Legal visa implementar uma atuação conjunta com os promotores de Justiça. A partir da instalação do fórum, cada promotor de Justiça poderá trabalhar junto à comunidade do seu município as temáticas voltadas ao uso conscientes de agrotóxicos”, explicou a coordenadora do projeto a promotora Aurea Emília Bezerra Madruga.

Após as reuniões iniciais de instalação do projeto, o grupo trabalha na instalação do Fórum Estadual de Combate ao Uso Nocivo de Agrotóxicos. A previsão é que o fórum seja instalado em fevereiro de 2024.

“Já estamos discutindo essa situação com o Fórum Nacional de Combate aos impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos e, em âmbito local, contamos com a parceria do Ministério Público do Trabalho”, explicou a promotor Aurea Madruga.

O MP realizou uma reunião com as entidades envolvidas no projeto para definir o regimento interno do fórum estadual.

“Será lançado agora, um manual de atuação trazendo as legislações a respeito da temática, com o apoio de peças jurídicas e, mostrando, também, o que outros estados estão com suas jurisprudências que possam se assemelhar a situação do Piauí, para trazer esse tema mais próximo ao promotor de Justiça”, explica a promotora.

A primeira ação do fórum, após sua instalação, será a realização de reuniões nos municípios da região do Matopiba, formando pelo Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

“Precisamos ter esse debate com os produtores rurais daquela região. É importante tratar essa questão da utilização de agrotóxicos. Cada promotor pode trazer informações e dialogar com os atores principais, que são sindicatos rurais, produtores rurais, a parte da logística reversa das embalagens, que é um ponto muito importante que deve ser trabalhado”, disse Aurea Madruga.

Como o Fórum Estadual vai atuar no Piauí

O Fórum Estadual de Combate ao Uso Nocivo de Agrotóxicos vai atuar realizando procedimentos preparatórios e inquéritos civis instaurados pelas Promotorias de Justiça.

Além disso, o fórum pode ingressar por meio das entidades parceiras, com ações civis públicas, termos de ajustamento de conduta e recomendações elaborados pelas Promotorias de Justiça.

Faz parte da atuação do Fórum Estadual realizar campanhas educativas de conscientização sobre controle de agrotóxicos e, ainda, promover palestras educativas e seminários para esclarecimento da sociedade dos municípios mais atingidos pela utilização indiscriminada de agrotóxicos.

O Fórum também realizará técnicas com órgãos, instituições e entidades da sociedade civil com vinculação ou responsabilidades legais diante do tema e atuará, junto ao Fórum Nacional, na elaboração de um manual de controle de agrotóxicos.

Fonte: Cidade Verde

Redação

Recent Posts

Nova CNH em 2025 só para carros automáticos? Entenda

Um boato de que uma nova categoria na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seria criada exclusivamente…

9 horas ago

Detran oferece até 95% de desconto em juros e multas do licenciamento veicular

Proprietários de veículos podem acessar o site oficial do Detran para aderir ao Programa de Recuperação de Créditos…

10 horas ago

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

A taxa de desemprego entre as mulheres foi de 7,7% no terceiro trimestre deste ano, superior à…

10 horas ago

Secretaria de Educação de Simões divulga cronograma de matrículas para o ano letivo de 2025

A Prefeitura de Simões, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou nesta sexta-feira (22), o…

12 horas ago

Ventos de São Zacarias e comunidades tradicionais de Simões realiza evento em celebração ao Dia da Consciência Negra

No dia 20 de novembro, na sede da Associação Remanescente de Quilombo Serra da Mata…

12 horas ago

No período de um ano, cerca de 27 mil pessoas deixam a desocupação no Piauí

No 3⁠º Trimestre de 2024, a taxa de desocupação no Piauí atingiu 8,0%, com um total…

14 horas ago