Depois de muita polêmica e adiamentos, o Projeto de Lei que revoga a taxa de lixo no município foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Picos na noite de ontem(23). A decisão exclui a taxa de lixo, que não será mais cobrada.
Para que essa revogação fosse aprovada, foram necessárias duas votações. Nas duas últimas sessões, o projeto era para ter sido votado, mas acabou sendo adiado. Ontem, os vereadores que integram o grupo de oposição, maioria na Câmara, aprovaram a lei. Já os vereadores da situação se posicionaram contra a revogação.
A lei que instituiu a taxa de lixo existe desde setembro de 2017. Os vereadores que aprovaram a revogação foram os mesmos que votaram a favor da lei na época. No entanto, desde então, houve muita polêmica em torno da sua execução, inclusive com adiamentos.
VEJA A SESSÃO DE ONTEM
No ano passado, o Tribunal de Contas e o Ministério Público acionaram a prefeitura para que a taxa fosse cobrada, já que não poderia haver a questão de deixar de receber essa receita. A prefeitura entendeu que a partir deste ano, a taxa seria cobrada juntamente com o IPTU.
Com a aprovação da revogação da taxa de lixo, a lei volta para o executivo, que pode vetá-la. Alguns vereadores da situação afirmam que essa revogação é inconstitucional, já que essa é uma determinação do Tribunal de Contas. Se o prefeito vetar a lei, ela volta para a Câmara de Vereadores, que pode derrubar o veto. O prefeito ainda pode recorrer, já que está seguindo uma orientação do Tribunal de Contas e uma recomendação do Ministério Público.
POLÊMICA
A decisão de revogar a taxa de lixo tem gerado muita polêmica, já que o serviço prestado na cidade de Picos é precário. O aterro da cidade é um lixão a céu aberto, que está desativado. Todos os resíduos sólidos produzidos na cidade estão sendo depositados em um outro lixão a céu aberto no município vizinho de Geminiano.
ENTENDA A NOTÍCIA
No 3º Trimestre de 2024, a taxa de desocupação no Piauí atingiu 8,0%, com um total…
O Piauí será contemplado com a construção de 450 unidades habitacionais voltadas para áreas rurais, como parte…
O novo leilão da Receita Federal em São Paulo, e o último do ano realizado pela…
Foto: Ascom MP Durante reunião do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos…
Um homem branco foi preso em Itaúna, no interior de Minas Gerais, após ser flagrado…
Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) avaliam que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de…