Geral

Sesapi inicia ações de reforço no combate à dengue em Bom Jesus

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) iniciaram, nesta quarta-feira (21), as ações de reforço ao enfrentamento dos casos de dengue no Sul do Piauí. As atividades estão sendo desenvolvidas em Bom Jesus e abrangem todos os municípios que compõem o território de saúde da Chapada das Mangabeiras.

Na oficina, serão trabalhadas três áreas principais: o manejo clínico adequado de pacientes; a importância da notificação de casos para o desenvolvimento de ações de saúde e o controle vetorial adequado do inseto transmissor.

A combinação do fortalecimento desses três fatores é considerada o ponto de partida adequado para o início do trabalho de redução de casos na região, que vem apresentando aumento da incidência de dengue em 2024.

A gerente de vigilância em saúde da Sesapi, Ester Miranda, destaca que o trabalho conjunto entre as ações da Sesapi e a participação dos municípios, tanto na área dos profissionais de saúde como da própria população, é essencial para a redução de casos de dengue, não somente na região sul, mas por todo o estado. Uma vez que, no último boletim epidemiológico de arboviroses, as notificações de casos de dengue aumentaram em 8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Veja também: 

“As notificações feitas de forma correta são essenciais para que a secretaria entenda a real situação do local e possa desenvolver ações e estratégias adequadas para enfrentar o quadro apresentado. Entre as ações, temos o controle vetorial para ajudar na redução de casos, combatendo tanto o mosquito transmissor como eliminando os criadouros das larvas, ponto essencial do combate à dengue. Para finalizar, temos que chamar atenção ainda para o manejo adequado dos casos que chegam até os nossos profissionais de saúde, evitando assim a evolução para casos graves da doença e até mesmo a morte”, explica a gerente.

Terezinha Barreto é técnica de enfermagem do núcleo de epidemiologia hospitalar do Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus. Ela destaca que a ação tem grande valor para os profissionais de saúde, uma vez que o aumento de casos suspeitos de dengue que chegam ao hospital vem crescendo, provenientes tanto de Bom Jesus como de outros municípios da região.

“Esse trabalho traz mais informações para o nosso trabalho no dia a dia, permitindo que todos esses profissionais possam desempenhar seu papel com mais qualidade. É muito importante ter acesso a essas informações, pois assim podemos atender melhor nossos pacientes”, destaca a técnica.

As ações de capacitação e fortalecimento do enfrentamento à dengue na região seguem até o final da semana.

Fonte: Cidade Verde

Redação

Recent Posts

Advogado é preso com cerca de 100kg de maconha dentro de porta-malas de carro no Piauí

Um advogado que não teve seu nome divulgado foi preso em flagrantes por tráfico de drogas na…

2 minutos ago

Nova CNH em 2025 só para carros automáticos? Entenda

Um boato de que uma nova categoria na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seria criada exclusivamente…

16 horas ago

Detran oferece até 95% de desconto em juros e multas do licenciamento veicular

Proprietários de veículos podem acessar o site oficial do Detran para aderir ao Programa de Recuperação de Créditos…

16 horas ago

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

A taxa de desemprego entre as mulheres foi de 7,7% no terceiro trimestre deste ano, superior à…

16 horas ago

Secretaria de Educação de Simões divulga cronograma de matrículas para o ano letivo de 2025

A Prefeitura de Simões, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou nesta sexta-feira (22), o…

19 horas ago

Ventos de São Zacarias e comunidades tradicionais de Simões realiza evento em celebração ao Dia da Consciência Negra

No dia 20 de novembro, na sede da Associação Remanescente de Quilombo Serra da Mata…

19 horas ago