Por Graciane Araújo
Policiais penais impediram uma fuga em massa, neste domingo (05), na Penitenciária Prof. José Ribamar Leite, a antiga Casa de Custódia de Teresina. De acordo com o Sinpoljuspi, os detentos conseguiram abrir cadeados, retorcer barras de ferros, para terem acesso ao pátio, e preparavam uma escalada para fora da unidade, por meio de um corda feita com lençóis, conhecida como “teresa”.
A fuga seria do pavilhão “E” e foi impedida por policiais penais que estavam na passarela da penitenciária e perceberam a movimentação dos detentos.
José Roberto, diretor de Comunicação do Sinpoljuspi, destaca a situação da antiga Casa de Custódia, cuja capacidade é para 336 detentos e abriga o triplo de apenados. Ainda sobre a penitenciária, o representante do sindicato chama a atenção para as condições da passarela, local de onde os policiais penais avistaram a tentativa de fuga.
“Essa passarela é muito extensa e há policiais penais 24 horas. A questão é que um local que não tem condições necessárias para se trabalhar bem. A estrutura é descoberta e os policiais ficam sob sol ou chuva. Defendemos que o trabalho deve ser feito, mas de forma digna. A situação é algo que deve ser observada pela Secretaria de Justiça para ser construída uma cobertura nessa passarela”, defende Roberto.
Foto: divulgação Sinpoljuspi
Na semana passada, a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) realizou concurso público para contratação imediata de 200 policiais penais. Para o Sinpoljuspi, o número de vagas ofertadas não atende a demanda.
“O Sinpoljuspi, ao longo do tempo, vem fazendo essas cobranças e pedindo, no mínimo, 1 mil vagas. O Governo fez um concurso agora com 200 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, mas isso não impacta muito o sistema prisional, pois temos um quantitativo superior a esse que está apto a se aposentar. Além disso, temos situações relativas a férias, licenças médicas e os profissionais que estão em outros órgãos. Tudo isso é um complicador”, observa Roberto.
O Cidadeverde.com entrou em contato com assessoria da Sejus e aguarda retorno.
FUGA EM PARNAÍBA
A situação dos presídios no Piauí também é acompanhada pelo Ministério Público. Na semana passada, três detentos fugiram da Penitenciária Mista de Parnaíba. Nenhum deles foi capturado até agora. Entre os fugitivos está Jonathan Araújo Vidal que teria participado de uma chacina em dezembro de 2023.
Ao Cidadeverde.com, o promotor Rômulo Cordão, titular da 8ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, disse que foi aberto um procedimento administrativo para investigar as causas da fuga. O representante do MP observou que a cerca elétrica, por onde fugiram os detentos, não funcionava. Além disso, foram observados também a superlotação, número “irrisórios” de policiais penais e guaritas sem policiais militares de plantão.
Fonte: Cidadeverde
O governador Rafael Fonteles e o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de…
Com a proximidade da Black Friday, o Procon do Ministério Público do Piauí alerta os consumidores sobre o…
O WhatsApp começa a liberar nesta quinta-feira (21) um recurso que converte mensagens de áudio em…
A Polícia Federal indiciou nesta quinta-feira (21) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-integrantes de seu governo por abolição…
A Polícia Civil do Piauí deflagrou nesta quinta-feira (21/11), a Operação Sodaliciun, contra organização criminosa…
A Polícia Federal (PF) coletou uma série de provas, incluindo mensagens, dados de localização, fotos, áudios e…