Simões

Piauí envia primeiro caminhão com 50 toneladas de doações ao Rio Grande do Sul

O Piauí enviou, nesta segunda-feira (13), o primeiro caminhão carregado de doações às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Ao todo, a carreta levou cerca de 50 toneladas de materiais entre roupas, alimentos e outros produtos. O envio só foi possível graças a uma parceria entre o Ministério Público do Piauí (MP-PI) e a empresa de transporte VeloCargas, que disponibilizou o caminhão. 

O Procurador-Geral do MP-PI, Cleando Moura, destaca que o objetivo dessa ação é garantir que tudo que foi doado realmente chegue ao destino final. “Nossa intenção é assegurar que todas as doações feitas pelo povo piauiense sejam entregues para aqueles que realmente precisam. O nosso povo está demonstrando ser mais solidário do que nunca, somos o expoente em doações no Nordeste”, disse. 

Em Teresina, há mais de 2 mil voluntários coletando donativos desde que a campanha começou. Inicialmente, os produtos estavam sendo recebidos no Aeroporto de Teresina, mas o local de doação teve que ser realocado para o Teresina Shopping em virtude da falta de espaço. 

“O Aeroporto ficou pequeno para a quantidade de doações. Nós entramos em contato com o Teresina Shopping que imediatamente atendeu a nossa solicitação. Nós já mandamos mais de dez carretas para a sede dos Correios e, através da parceria com a VeloCargas, hoje enviamos a primeira carreta diretamente para o Rio Grande do Sul. São torneadas de doações em 160 metros cúbicos, que com certeza nossos irmãos gaúchos vão agradecer muito”, afirma o voluntário Bruce Cordão. 

O diretor da VeloCargas, Raimundo Reis, comenta que, assim que foi chamado para participar da campanha, não pensou duas vezes. “Os voluntários entraram em contato comigo no sábado a noite. Eles estavam buscando por empresas que pudessem levar as doações ao Rio Grande do Sul. Eu me senti tocado e não tinha como dizer não. De imediato eu disponibilizei essa careta dupla”, explica o empresário. 

Bombeiros do Piauí estão em missão humanitária no RS

Na sexta-feira (10), dez bombeiros militares do Piauí chegaram ao Rio Grande do Sul para integrar uma força-tarefa humanitária. Eles chegaram ainda durante a noite na cidade de São Leopoldo, localizada na região metropolitana de Porto Alegre.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, apesar de o nível das águas do Rio dos Sinos estar diminuindo rapidamente, a cidade ainda enfrenta intensas inundações, demandando ajuda humanitária, patrulhamento, resgate e salvamento.

Além dos dez bombeiros militares, foram enviados dois veículos pick-ups equipados com materiais de resgate e salvamento, incluindo boias, coletes, cordas, barcos, pás, enxadas e motores de popa. Uma pick-up de apoio e dois barcos também estão sendo utilizados na operação.

Fonte: Com informações de Edna Maciel / O Dia Tv

Redação

Recent Posts

Concurso TSE Unificado divulga locais de prova; veja como consultar

A consulta aos locais de prova do Concurso TSE Unificado, agendado para 8 de dezembro deste…

12 horas ago

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões

As seis dezenas do concurso 2.799 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário…

12 horas ago

Expoapi 2024 deve gerar R$ 300 milhões em negócios para o Piauí

O governador Rafael Fonteles e o secretário do Agronegócio e Empreendedorismo Rural, Fábio Xavier, participaram, nesta sexta-feira (22),…

12 horas ago

21 DIAS DE ATIVISMO: TJ-PI realiza ações de enfrentamento à violência contra mulher

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) participa da campanha “21 dias de ativismo pelo…

15 horas ago

Fiscalizações de transporte de carga e produtos de origem animal cresceram 4,2% no Piauí

A cada 12h, em média, um veículo transportando animais vivos, cargas de vegetais, de insumos e produtos…

15 horas ago

Advogado é preso com cerca de 100kg de maconha dentro de porta-malas de carro no Piauí

Um advogado que não teve seu nome divulgado foi preso em flagrantes por tráfico de drogas na…

15 horas ago