O Piauí enviou, nesta segunda-feira (13), o primeiro caminhão carregado de doações às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Ao todo, a carreta levou cerca de 50 toneladas de materiais entre roupas, alimentos e outros produtos. O envio só foi possível graças a uma parceria entre o Ministério Público do Piauí (MP-PI) e a empresa de transporte VeloCargas, que disponibilizou o caminhão.
O Procurador-Geral do MP-PI, Cleando Moura, destaca que o objetivo dessa ação é garantir que tudo que foi doado realmente chegue ao destino final. “Nossa intenção é assegurar que todas as doações feitas pelo povo piauiense sejam entregues para aqueles que realmente precisam. O nosso povo está demonstrando ser mais solidário do que nunca, somos o expoente em doações no Nordeste”, disse.
Em Teresina, há mais de 2 mil voluntários coletando donativos desde que a campanha começou. Inicialmente, os produtos estavam sendo recebidos no Aeroporto de Teresina, mas o local de doação teve que ser realocado para o Teresina Shopping em virtude da falta de espaço.
“O Aeroporto ficou pequeno para a quantidade de doações. Nós entramos em contato com o Teresina Shopping que imediatamente atendeu a nossa solicitação. Nós já mandamos mais de dez carretas para a sede dos Correios e, através da parceria com a VeloCargas, hoje enviamos a primeira carreta diretamente para o Rio Grande do Sul. São torneadas de doações em 160 metros cúbicos, que com certeza nossos irmãos gaúchos vão agradecer muito”, afirma o voluntário Bruce Cordão.
O diretor da VeloCargas, Raimundo Reis, comenta que, assim que foi chamado para participar da campanha, não pensou duas vezes. “Os voluntários entraram em contato comigo no sábado a noite. Eles estavam buscando por empresas que pudessem levar as doações ao Rio Grande do Sul. Eu me senti tocado e não tinha como dizer não. De imediato eu disponibilizei essa careta dupla”, explica o empresário.
Na sexta-feira (10), dez bombeiros militares do Piauí chegaram ao Rio Grande do Sul para integrar uma força-tarefa humanitária. Eles chegaram ainda durante a noite na cidade de São Leopoldo, localizada na região metropolitana de Porto Alegre.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, apesar de o nível das águas do Rio dos Sinos estar diminuindo rapidamente, a cidade ainda enfrenta intensas inundações, demandando ajuda humanitária, patrulhamento, resgate e salvamento.
Além dos dez bombeiros militares, foram enviados dois veículos pick-ups equipados com materiais de resgate e salvamento, incluindo boias, coletes, cordas, barcos, pás, enxadas e motores de popa. Uma pick-up de apoio e dois barcos também estão sendo utilizados na operação.
Fonte: Com informações de Edna Maciel / O Dia Tv
Deserto saudita foi tomado por neve | Foto: Reprodução/X Pela primeira vez na história, as…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva presidirá a Cúpula de Líderes do G20, que…
A mãe de uma estudante de 17 anos, da cidade de Água Branca, distante cerca…
Já está disponível para os clientes da Equatorial Piauí de forma rápida e prática através…
Você sabia que 18 mulheres morrem por dia no Brasil por câncer de colo do…
O cabo Leonardo Geyson, da Polícia Militar do Piauí, foi preso suspeito de aplicar golpes financeiros contra…