Policiais Rodoviários Federais realizaram a apreensão de uma carga de madeira ilegal que vinha do estado do Pará. Os policiais identificaram o crime ambiental na cidade de Valença do Piauí, na BR 316, na manhã de ontem (02).
Ao abordarem o caminhão, a equipe solicitou a documentação necessária para o transporte da carga, mas o motorista não possuía a nota fiscal e nem mesmo a Guia Florestal com informações sobre a origem da madeira e sua liberação.
A equipe constatou que o veículo transportava 8,85 m³ de madeira serrada sem a devida documentação legal. Além disso, o condutor, um homem de 27 anos, não possuía habilitação para condução de veículos de carga (categoria C).
Segundo o motorista, a carga ilegal seria usada para o pagamento de uma dívida própria. O veículo havia sido carregado em Tailândia – PA e teria como destino a cidade de Recife – PE. O veículo e a carga permaneceram retidos no posto da PRF de Valença à disposição do órgão ambiental competente.
Diante do exposto, o motorista responderá pelo crime ambiental tipificado no Art. 46 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) devido ao transporte de madeira sem licença válida por todo o percurso. Assim, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e ele deverá comparecer a uma audiência judicial quando convocado.
No 3º Trimestre de 2024, a taxa de desocupação no Piauí atingiu 8,0%, com um total…
O Piauí será contemplado com a construção de 450 unidades habitacionais voltadas para áreas rurais, como parte…
O novo leilão da Receita Federal em São Paulo, e o último do ano realizado pela…
Foto: Ascom MP Durante reunião do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos…
Um homem branco foi preso em Itaúna, no interior de Minas Gerais, após ser flagrado…
Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) avaliam que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de…