Atualizada às 14h15
Por Rebeca Lima e Roberto Araujo
A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP) emitiu uma nota na tarde deste sábado (13) detalhando a condução de suspeitos de participação no assassinato de Francisco Eduardo Guimarães Santos, de 24 anos, e sua filha, Ana Heloíse Ferreira Guimarães, de 4 anos, no bairro Parque Vitória, zona Sul de Teresina, na noite da última quinta-feira (11). Foram apreendidos cinco adolescentes e preso um homem na madrugada deste sábado.
De acordo com a secretaria, os seis estavam em um transporte por aplicativo a caminho de Timon quando foram interceptados pela polícia. A companheira de um dos suspeitos teria solicitado o veículo por meio de um aplicativo. Os policiais, então, fizeram o rastreio do endereço onde o motorista iria deixar os acusados.
Ainda conforme a SSP, o veículo foi interceptado em Timon e, em seguida, foram detidos outros três suspeitos na Vila Santa Cruz, na zona Sul de Teresina. Com eles foram localizadas três armas de fogo e diversos aparelhos celulares.
Dos nove que foram conduzidos nas diligências, pelo menos quatro permaneceram presos, segundo o delegado Emir Maia, da Delegacia de Capturas (Decap) da Polícia Civil do Piauí. Ele disse que dois já possuíam mandados judiciais em aberto.
“Lá no DHPP, após uma triagem e informações, ficaram quatro presos, dos quais três são menores e um maior que vão ser indiciados pela morte do pai e da filha”, destacou o delegado Emir Maia.
As prisões foram realizadas pela Delegacia de Capturas (Decap), Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI) e 3º Delegacia Seccional.
Polícia apreendeu armas, munição e aparelhos celulares
Na tarde de sexta (12), seis pessoas também foram conduzidas ao DHPP pela Polícia Militar. A Polícia ainda não detalhou qual a relação dos presos de ontem e de hoje na dinâmica do crime.
Segundo o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, Scheiwann Lopes, os suspeitos teriam se reunido momentos antes do crime para planejar a execução. “Eles se encontraram em um local lá, se organizaram, se juntaram e foram para lá para fazer a execução”, disse.
Briga de facções
O assassinato de pai e filha teria ocorrido no contexto de facções criminosas. Francisco Eduardo Guimarães Santos também estava armado e atirou. No local foram encontradas marcas de tiros de dentro para fora.
O coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Francisco Costa, conhecido como Baretta, chamou a atenção para a crueldade dos criminosos ao matar a criança, que foi alvejada enquanto fazia tarefa escolar na cama. O pai caiu morto no banheiro.
O crime
Porta da residência com marcas de tiros
Francisco Eduardo Guimarães Santos, de 24 anos, e sua filha, Ana Heloíse Ferreira Guimarães, de 4 anos, foram assassinados a tiros dentro da própria residência na noite desta quinta-feira (11), por volta das 21h30, no bairro Parque Vitória, zona Sul de Teresina.
O 22º Batalhão da Polícia Militar informou que seis criminosos encapuzados invadiram a casa e efetuaram os disparos.
A menina foi atingida com três tiros na região do peito, braço e perna. Ela chegou a ser socorrida e encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento do Promorar (UPA), mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. Já Francisco Eduardo veio a óbito no local do crime.