O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza a votação de propostas de regras para as eleições municipais de 2024 em sessão marcada para esta terça-feira (27). Entre os tópicos da reunião, deve ser abordado o uso de inteligência artificial e outras tecnologias, a prestação de contas dos candidatos e as normas para a propaganda eleitoral.
Ainda será discutida a reaplicação de regras utilizadas nas eleições de 2022, como a proibição do transporte de armas e munições nas 24 horas antes e depois da votação. Se não for concluída nesta terça-feira, a votação será retomada na próxima quinta-feira (29).
A relatora dos processos é a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), que presidirá o TSE nas eleições municipais deste ano. Conforme a Lei de Eleições, o órgão deve determinar as regras para as eleições de 2024 até o dia 5 de março do ano.
Para 5.568 municípios brasileiros, as eleições estão com datas marcadas para os dias 6 de outubro, para o primeiro turno, e, 27 de outubro para o segundo turno, caso necessário nas votações para prefeitos em cidades com mais de 200 mil habitantes.
Reunião com presidentes dos TREs
O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, informou, na quinta-feira (23), que será realizada uma reunião com os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) no próximo dia 12 de março (terça-feira).
Na reunião deverão ser discutidas a atualização do cadastro biométrico, suspenso nas eleições de 2022 em função da pandemia de Covid-19, meios de combate à desinformação durante as o período eleitoral e a implantação do juiz de garantias na Justiça eleitoral, aprovado pelo STF em 2023
Confira as pautas a serem discutidas pelo TSE:
Fonte: G1
O concurso público promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec) foi suspenso pelo Tribunal de Justiça do Piauí…
Imagem criada por IA Uma igreja na Suíça inovou ao implementar um 'Jesus' de Inteligência…
Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) avaliam que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de militares…
O governador Rafael Fonteles e o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de…
Com a proximidade da Black Friday, o Procon do Ministério Público do Piauí alerta os consumidores sobre o…
O WhatsApp começa a liberar nesta quinta-feira (21) um recurso que converte mensagens de áudio em…