A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), vinculada ao Governo Federal, emitiu uma nota de alerta à sociedade na noite de quinta-feira, 04 de julho, confirmando o roubo de fontes radioativas.
O incidente ocorreu no dia 01 de julho de 2024, quando um veículo transportando materiais radioativos foi roubado na cidade de São Paulo. Segundo a CNEN, o material furtado estava acondicionado em embalagens de chumbo que o blindam e evitam qualquer irradiação para o ambiente. Contudo, a manipulação inadequada pode causar sérios danos à saúde.
O veículo, que no momento do furto estava devidamente sinalizado com o símbolo internacional de radiação ionizante, continha fontes radioativas utilizadas em diversas aplicações industriais e médicas. A CNEN destacou a importância de não manipular o material e orienta a população a manter uma distância segura caso encontre qualquer item suspeito.
A Comissão orienta que qualquer pessoa que encontrar o material radioativo deve contactar imediatamente a CNEN pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763, além de informar a Polícia. É crucial que a população siga estas instruções para garantir a segurança de todos.
Fonte: Meio Norte
O Piauí será contemplado com a construção de 450 unidades habitacionais voltadas para áreas rurais, como parte…
O novo leilão da Receita Federal em São Paulo, e o último do ano realizado pela…
Foto: Ascom MP Durante reunião do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos…
Um homem branco foi preso em Itaúna, no interior de Minas Gerais, após ser flagrado…
Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) avaliam que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de…
https://youtu.be/G2wXbp8DsEk Após o início da piracema, que se estende de 15 de novembro de 2024…