A Justiça do Piauí condenou o ex-prefeito de Pedro Laurentino, Hernande José de Sá Rodrigues, em duas ações judiciais por improbidade administrativa. Nas duas ações, o ex-gestor foi condenado por irregularidades na realização de despesas com ausência de procedimento licitatório, feitas pelo município de Pedro Laurentino, nos anos de 2013 e 2014.
O juiz responsável atendeu ao pedido do Ministério Público do Piauí (MPPI) e determinou que o ex-prefeito devolva aos cofres públicos R$ 599.811,18 e R$ 612.960,94, valores gastos com as contratações. O magistrado determinou, ainda, a suspensão dos direitos políticos por cinco anos.
Nas petições iniciais, o MPPI constatou que foram realizadas contratações diretas, sem o devido processo licitatório, de escritórios de contabilidade para prestação de serviços contábeis para a Prefeitura de Pedro Laurentino. Segundo o MPPI, os escritórios não foram contratados para execução de serviço técnico singular que demandasse profissional ou empresa com notória especialização, mas para serviços contábeis comuns e rotineiros no município.
Assim, as contratações, de acordo com o Ministério Público, não estão entre as possibilidades de inexigibilidade de licitação, uma vez que os serviços não são de tamanha distinção a ponto de inviabilizar a competição. Para o Ministério Público, não ficou demonstrado no processo a especialização das empresas/escritórios escolhidos e contratados. Outra irregularidade encontrada foi o fracionamento que extrapolou o limite de dispensa de processo licitatório.
Fonte: Portal A10+
O estado do Piauí registrou um saldo positivo de 1.317 postos de trabalho com carteira assinada em outubro…
Um homem, identificado como André Marques Lima Sousa, foi assassinado com golpes de faca, na madrugada…
O Brasil lidera o envelhecimento populacional na América Latina, com 15,8% da população acima de 60…
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta nesta quarta-feira (4), em que o…
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (4/12), a Operação Sinais, com o objetivo de combater crimes…
O Piauí está entre os 14 estados que apresentaram propostas ao Ministério da Justiça e Segurança…