O deputado federal Sóstenes Cavalcante, do PL do Rio de Janeiro, protocolou nesta segunda-feira, 11 de março, um requerimento de informação dirigido ao Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. O documento requer informações acerca da quantidade de mulheres que se encontram encarceradas por aborto.
O pedido, fundamentado nos termos do § 2º do art. 50 da Constituição Federal e nos dispositivos do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, destaca a relevância do tema. O deputado solicita o envio do relatório do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que apresente a quantidade exata de mulheres atualmente encarceradas por esse motivo.
O objetivo do requerimento é obter dados concretos sobre a situação das mulheres que foram criminalizadas por práticas relacionadas ao aborto, fornecendo assim subsídios para um esclarecimento público mais completo e embasado sobre esse importante tema.
A iniciativa de Sóstenes Cavalcante, de acordo com o requerimento, visa promover o debate e a conscientização sobre as questões que envolvem o encarceramento de mulheres por aborto, destacando a necessidade de se compreender e discutir as causas e consequências desse fenômeno.
No documento, o deputado agradeceu antecipadamente pela atenção e cooperação na prestação dessas informações, que são consideradas fundamentais para o debate público e para o desenvolvimento de políticas mais justas e eficazes. A expectativa é que o pedido seja analisado e respondido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública nos próximos dias.
Com informações: Meio Norte
O concurso público promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec) foi suspenso pelo Tribunal de Justiça do Piauí…
Imagem criada por IA Uma igreja na Suíça inovou ao implementar um 'Jesus' de Inteligência…
Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) avaliam que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de militares…
O governador Rafael Fonteles e o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de…
Com a proximidade da Black Friday, o Procon do Ministério Público do Piauí alerta os consumidores sobre o…
O WhatsApp começa a liberar nesta quinta-feira (21) um recurso que converte mensagens de áudio em…