Política

Moraes nega devolução de passaporte a Jair Bolsonaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, negou o pedido de devolução do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro, que havia sido apreendido em fevereiro durante uma operação da Polícia Federal. 

O QUE ACONTECEU: Nesta sexta-feira (29), o ministro declarou que seria “absolutamente prematuro” devolver o documento a Bolsonaro em razão das investigações em andamento.

Essa decisão foi tomada seguindo a posição da Procuradoria-Geral da República (PGR), que alertou para o risco que uma eventual viagem de Bolsonaro ao exterior.

VIAGEM A ISRAEL: A solicitação para a devolução do passaporte foi feita pela defesa de Bolsonaro no dia 25 deste mês, argumentando que o documento era necessário para uma viagem planejada a Israel, onde o ex-presidente recebeu um convite do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Este foi o segundo pedido feito pelos advogados de Bolsonaro ao STF.

EM PROL DAS INVESTIGAÇÕES: Na decisão, Moraes reafirmou a importância das medidas restritivas impostas em fevereiro. Ele argumentou que elas permanecem necessárias e adequadas devido à continuidade das investigações criminais em andamento. O ministro reforçou que as diligências estão em curso.

Pela segunda vez, Bolsonaro tem pedido de devolução de passaporte negado (Foto: Valter Campenato)

“A medida cautelar [apreensão do passaporte] permanece necessária e adequada, nos termos do artigo 282 do Código de Processo Penal, uma vez que a investigação, inclusive quanto ao requerente, ainda se encontra em andamento. As diligências estão em curso, razão pela qual é absolutamente prematuro remover a restrição imposta ao investigado”, disse Moraes no despacho desta sexta.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, também endossou que não há informações que tornem superável a decisão de retenção do passaporte de Bolsonaro. Gonet chegou a relatar que a medida busca prevenir que Bolsonaro deixe o país, o que poderia prejudicar o desenvolvimento das investigações criminais e a aplicação da lei penal.

Fonte: Meio Norte

Redação

Recent Posts

Copa do Brasil: Sorteio dos mandos de campo da semifinal será nesta sexta-feira

O sorteio dos mandos de campo da semifinal da Copa Betano do Brasil será realizado…

10 horas ago

Em 10 anos, Piauí passou de sexto para o segundo maior produtor de mel no Brasil

A produção de mel no Piauí quase triplicou nos últimos 10 anos. O estado passou de sexto para o segundo maior produtor de mel no país,…

10 horas ago

Eleições municipais no Piauí irão contar com mais de 6 mil policiais militares

A Polícia Militar do Piauí já encaminhou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o plano estratégico…

10 horas ago

Justiça Eleitoral divulga locais de votação e seções eleitorais em Curral Novo, Caridade e Simões; veja!

Homem na cabine de votação - Divulgação Eleitores e eleitoras dos municípios de Curral Novo,…

13 horas ago

Banco Central obriga bancos a criarem alerta de golpe do Pix a partir de 2025

As instituições financeiras participantes do Pix deverão criar, a partir do ano que vem, um alerta de golpes para transações…

15 horas ago

Desmatamento no Cerrado piauiense emitiu mais de 11 milhões de toneladas de CO², aponta relatório

O desmatamento no Cerrado piauiense gerou a emissão de mais de 11 milhões de toneladas…

15 horas ago