Política

MP Piauí assina parceria com Ministério da Assistência Social

Foto: Ascom MP

Durante reunião do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), realizada nesta quinta-feira (21), na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília, um protocolo de intenções foi assinado com o intuito de desenvolver ações articuladas voltadas para combate à pobreza e à fome e para a garantia do direito humano à alimentação adequada no Brasil.

Assinaram o documento o presidente do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público (CNPG) e procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares; o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias; e o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), Cleandro Moura. O chefe do MPPI lidera também o GNA-Social, o Grupo Nacional de Atuação do Ministério Público em Apoio Comunitário, Participação e Inclusão Sociais, e Combate à Fome. O GNA-Social é um órgão vinculado ao CNPG.

O Protocolo de Intenções prevê a realização de ações de mobilização, articulação e integração de esforços entre a sociedade civil, instituições e órgãos públicos para a promoção da inclusão socioeconômica, da segurança alimentar e nutricional, da implementação de políticas de cuidados e de ações de fortalecimento do cadastramento de Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos e mais vulneráveis no CadÚnico e de ações para a proteção social, articuladas ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

A secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Valéria Burity, participou do momento da assinatura.

“O Ministério Público, enquanto instituição que protege os interesses coletivos, tem um papel relevante para a promoção da dignidade e a mitigação das desigualdades. Temos como implantar as ações do Protocolo e cobrar que o Estado possa dar a atenção necessária àqueles que estejam em situação de vulnerabilidade social e promover mais ações de enfrentamento das desigualdades”, disse o PGJ-PI, Cleandro Moura.

Ainda durante a reunião ocorreu o lançamento do Instituto Roberto Lyra e a adesão de membros do Ministério Público brasileiro a esse Instituto que pretende colaborar com o aprimoramento e o desenvolvimento das atividades ministeriais. Deliberações diversas também foram aprovadas nesse encontro.

GNA Social

Criado em junho deste ano, o novo grupo nacional tem o objetivo de fomentar o debate entre o Ministério Público e a sociedade acerca da atuação na defesa dos direitos econômicos, culturais, sociais e ambientais. Além disso, o GNA-Social viabilizará a qualificação do Ministério Público para a promoção da inclusão social e do combate à fome, com foco nos grupos historicamente vulnerabilizados.

Fonte: Cidade Verde

Redação

Recent Posts

Secretaria de Educação de Simões divulga cronograma de matrículas para o ano letivo de 2025

A Prefeitura de Simões, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou nesta sexta-feira (22), o…

37 minutos ago

Ventos de São Zacarias e comunidades tradicionais de Simões realiza evento em celebração ao Dia da Consciência Negra

No dia 20 de novembro, na sede da Associação Remanescente de Quilombo Serra da Mata…

38 minutos ago

No período de um ano, cerca de 27 mil pessoas deixam a desocupação no Piauí

No 3⁠º Trimestre de 2024, a taxa de desocupação no Piauí atingiu 8,0%, com um total…

3 horas ago

Governo Lula libera mais 450 unidades do Minha Casa, Minha Vida para o Piauí

O Piauí será contemplado com a construção de 450 unidades habitacionais voltadas para áreas rurais, como parte…

3 horas ago

Leilão da Receita tem iPhones 14 Pro Max por R$ 800 e lote com R$ 2 milhões em relógios

O novo leilão da Receita Federal em São Paulo, e o último do ano realizado pela…

5 horas ago

Vídeo: homem chicoteia vítima e é preso por racismo e tortura em MG

Um homem branco foi preso em Itaúna, no interior de Minas Gerais, após ser flagrado…

5 horas ago