Política

Saiba quem são os pré-candidatos das maiores cidades do Piauí

Falta menos de um ano para as eleições de 2024. Nesse sentido, as movimentações políticas já começam a definir os cenários de alguns municípios piauienses. Por essa razão, o MeioNorte.com realizou um levantamento dos principais nomes nos 10 maiores colégios eleitorais do estado.

Em José de Freitas, décimo maior colégio eleitoral do Piauí, a disputa está aberta. O atual prefeito Roger Linhares, do PP, já em seu segundo mandato, não pode ser candidato. O atual vice-prefeito Antônio Abreu e o presidente estadual do PT, João de Deus são os nomes colocados, até o momento. Ambos buscam o apoio do governador Rafael Fonteles.

Já em Altos, a situação é diferente. O atual prefeito Maxwell da Marinha, filiado ao MDB, deve disputar a reeleição. O opositor deve ser o deputado estadual Warton Lacerda, do PT. Warton é marido da ex-prefeita Patrícia Leal e conta com o apoio da base do governo.

Em Campo Maior, o atual prefeito Joãozinho Félix busca confirmar seu nome como candidato a reeleição. O principal adversário cotado pelo grupo de oposição é o do ex-prefeito Paulo Martins (PT). 

Em União para enfrentar Gustavo Medeiros (União Brasil), o nome sondado é o de Neerias Cavalcante, que já concorreu no pleito majoritário de 2020. Outra possibilidade apontada é da atual vice, Orcivane Coelho, que apoiou Rafael Fonteles no ano passado. Zé Barros (PT) está inelegível. 

Em Barras a situação segue indefinida com o prefeito Capote tendo problemas com a justiça eleitoral. No entanto, ele garante ser candidato a reeleição, contra o ex-prefeito Carlos Monte. Ambos apoiam o Karnak.

Já em Floriano, os prinicipais pré-candidatos são Antônio Reis, atual prefeito, e Marcos Kalume, do PT. Piripiri teve novos desdobramentos nos últimos dias. Por lá, a prefeita Jôve Oliveira, do PT, será candidatada a reeleição, mas terá como opositor o ex-prefeito Luiz Menezes, que já tem filiação confirmada no PSD, partido da base do governo.

Em Picos a disputa é entre o prefeito Gil Paraibano (Progressistas) e o deputado estadual licenciado, Pablo Santos, do MDB.

O MeioNorte.com fez um levantamento apontando também os nomes já anunciados como pré-candidatos a Prefeitura de Teresina, capital do Piauí.

1- Iniciamos com a manutenção do nome do atual prefeito Dr. Pessoa (Republicanos), candidato natural a reeleição. Questionado já por diversas vezes se existia a chance de abrir mão da disputa, Pessoa já demonstrou que não pensa em deixar de lançar seu nome para avaliação dos eleitores da capital.

2- Por falar em gestão, base e situação, o segundo nome é um dos vários já lançados pelo conjunto de partidos que fazem parte da base de apoio do governador Rafael Fonteles. O deputado estadual Fábio Novo, no entanto, mantém a predileção do chefe do executivo estadual e conseguiu ser oficializado como pré-candidato do Partidos dos Trabalhadores. Novo foi candidato em 2020 e deve ser o nome do PT em 2024.

3- Seguindo nessa sequência, o terceiro nome já colocado como pré-candidato vem do MDB, partido do vice-governador, Themístocles Filho. O diretor do Hospital Universitário de Teresina, cardiologista Paulo Márcio não esconde o desejo de ser prefeito de Teresina. O médico, inclusive, está animado com pesquisas em que registra um crescimento expressivo.

4- E por falar em MDB e Themístocles, o próximo nome é do PSD. Nada mais, nada menos que o filho do vice-governador, o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio que segue apostando em uma candidatura própria, apesar de enfrentar resistências dentro do próprio partido.

5- Outro problema a ser resolvido ainda dentro da base, talvez o menor deles, é a pré-candidatura de Teresa Brito, pelo PV. Acontece que a ex-deputada segue com o nome posto, mas já pesa contra sí a união dos outros dois partidos da federação que faz parte. PT e PCdoB já comungam que Fábio Novo é o nome. Teresa, no entanto, já cogita sair da sigla para conseguir disputar a Prefeitura.

6- Por outro lado da oposição, começamos com o ex-prefeito de Teresina, Dr. Sílvio Mendes (União Brasil). Sílvio tem liderado as últimas pesquisas de intenção de votos e tem certo favoritismo dentro de seu grupo político, apesar de ainda não se movimentar tanto quanto os demais.

7-8- Já no PSDB, a disputa segue ainda mais intensa. Isso porque dois nomes são apontados como pré-candidatos da sigla. O próprio presidente da legenda, ex-deputado Luciano Nunes, e o ex-senador João Vicente Claudino. O partido anunciou, recentemente, um rompimento com o grupo liderado pelo senador Ciro Nogueira, alegando quebra de acordo sobre a escolha do nome para a disputa.

9- A advogada e ex-candidata ao governo do Piauí, Ravenna Castro revelou, por meio de seu perfil em uma rede social, que aceitou convite do seu partido, o PMN para disputar as eleições de 2024 como candidata a Prefeitura de Teresina.

10- O professor e economista, Tonny Kerley, de 34 anos é mais um nome disponível. O jovem, que já foi eleito um dos maiores pesquisadores do mundo na área de gestão da produção e operações, é a aposta do partido Novo para a disputa pelo Palácio da Cidade.

11- Pelo Podemos, Henri Fonseca é o nome. Ele tem 45 anos e é natural de São Paulo, mas mora em Teresina há cerca de 14 anos, onde vive desde então. O pré-candidato vai disputar sua primeira eleição e é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Paulista. 

Também foi realizado um levantamento na cidade de Parnaíba. O deputado estadual Dr. Hélio (MDB) lidera as intenções de voto para prefeito de Parnaíba em todos os cenários, revela pesquisa do Instituto Datamax realizada no período de 12 a 14 de novembro, contratada pelo Grupo Meio Norte. Em um cenário com todos os nomes que aparecem como possíveis candidatos, Dr. Hélio tem 35,01% das intenções de voto; Zé Hamilton, 13,43%; Hilder Monção, 12,47%; Zé Filho, 8,87%; e Gil Borges, 7,43%. Valdeci Cavalcante vem em seguida, com 4,08%; André Neves com 2,88%; Tererê com 2,64%; Ricardo Veras com 1,92%; e Francisco Emanuel de Brito com 0,24%. 8,15% não souberam ou não quiseram responder, enquanto 2,88% disseram que anulariam o voto ou votariam em branco.

Em outro cenário, Dr. Hélio aparece com 40,29% das intenções de voto, seguido por Zé Hamilton, com 21,10%; Zé Filho, com 13,19%; e Gil Borges com 11,99%. Não souberam ou não quiseram responder, 7,91% dos entrevistados, enquanto 5,52% disseram que anulariam o voto ou votariam em branco. 

Concorrendo apenas com Gil Borges, Dr. Hélio aparece com 53,72%, contra 17,27% do outro candidato. Nesse cenário, 18,11% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder e 10,31% disseram que anulariam o voto ou votariam em branco. 

Em outro cenário, tendo em disputa Dr. Hélio e Valdeci Cavalcante, o deputado teria 59,23% dos votos se a eleição fosse hoje, enquanto 8,39% escolheram Valdeci. Não souberam ou não quiseram responder à pesquisa 21,58% dos entrevistados, enquanto 10,79% disseram que anulariam o voto ou votariam em branco.

Disputando apenas contra Francisco Emanuel de Brito, Dr. Hélio venceria com 62,59%, enquanto Emanuel aparece com 4,32%. Não souberam ou não quiseram responder à pesquisa 21,34% dos entrevistados, enquanto 11,75% disseram que anulariam o voto ou votariam em branco.

O Datamax também testou cenários sem Dr. Hélio.  Hilder Monção aparece com 24,22%, Zé Hamilton com 22,78%, Gil Borges (20,38%) e Zé Filho (15,35%). Não souberam ou não quiseram responder 11,75% dos entrevistados, enquanto 5,52% disseram que anulariam ou votariam em branco.

O Instituto Datamax ouviu 417 eleitores acima de 16 anos de idade, de 12 a 14 de novembro, em vários bairros de Parnaíba e localidades da zona rural do município. A pesquisa foi encomendada pelo Grupo Meio Norte de Comunicação. A margem de erro é de 4,79%, com índice de confiança de 95%.

Fonte: Meio Norte

Redação

Recent Posts

Justiça suspende Concurso da Semec e determina novas provas para candidatos aprovados

O concurso público promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec) foi suspenso pelo Tribunal de Justiça do Piauí…

47 minutos ago

Igreja na Suíça lança ‘Jesus’ de Inteligência Artificial para confissões e conselhos

Imagem criada por IA Uma igreja na Suíça inovou ao implementar um 'Jesus' de Inteligência…

54 minutos ago

STF prevê julgar Bolsonaro sobre golpe em 2025 para evitar calendário eleitoral

Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) avaliam que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de militares…

1 hora ago

Rafael Fonteles assina Pactos pelo Piauí com mais de 200 municípios para fortalecimento de políticas públicas; veja fotos

O governador Rafael Fonteles e o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de…

14 horas ago

Procon no Piauí alerta para golpes com links falsos durante a Black Friday

Com a proximidade da Black Friday, o Procon do Ministério Público do Piauí alerta os consumidores sobre o…

17 horas ago

WhatsApp lança recurso que converte áudios em textos no aplicativo; veja como usar

O WhatsApp começa a liberar nesta quinta-feira (21) um recurso que converte mensagens de áudio em…

17 horas ago