O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes, revelou em entrevista coletiva na manhã desta terça (3) que o município obteve uma liminar junto ao Tribunal de Contas da União para manter o coeficiente de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) da capital em 6.25 pontos. Com a decisão a estimativa é que Teresina deixe de perder R$ 500 milhões de receita em 2025.
A origem da queda seria o censo demográfico do IBGE, que demonstrou um crescimento reduzido de Teresina na última década. Com isso a arrecadação no próximo ano com quedas no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) sofreria uma drástica queda.
Agora uma decisão dada pela Justiça Federal mantém o percentual das liminares anteriores, que é de 6,25. Pelos critérios do IBGE, que anteriormente estava em sintonia com o Tribunal de Contas, Teresina só teria direito a 4,0 e não 6,25.
“Aproximadamente 500 milhões de reais, foi o que a cidade começou a receber quando eu era prefeito. E se esse percentual for diminuído para 4%, que é a segunda regra, poderia ser ou deveria ser, a cidade ficaria sem condições de ser administrada. E isso estava me apavorando, a palavra é essa, eu estava muito preocupado. E ontem recebi do deputado Júlio César, que através dessa liminar da Justiça Federal, que faz justiça a Teresina, a gente prestou um papel que só ela pode fazer, manteve o percentual de 6,25% para o Fundo, do FPM de Teresina. Portanto, para Teresina está garantida durante o próximo ano, que não vai perder dinheiro para fazer o que precisa ser feito. Essa é a boa notícia, aproximadamente 500 milhões de reais”, anunciou Silvio Mendes.
Fonte: Cidade Verde
O estado do Piauí registrou um saldo positivo de 1.317 postos de trabalho com carteira assinada em outubro…
Um homem, identificado como André Marques Lima Sousa, foi assassinado com golpes de faca, na madrugada…
O Brasil lidera o envelhecimento populacional na América Latina, com 15,8% da população acima de 60…
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta nesta quarta-feira (4), em que o…
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (4/12), a Operação Sinais, com o objetivo de combater crimes…
O Piauí está entre os 14 estados que apresentaram propostas ao Ministério da Justiça e Segurança…