Argumentando necessidade de assegurar o equilíbrio econômico-financeiro, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) reduziu temporariamente o valor da Gratificação de Incentivo a Melhoria da Assistência à Saúde (GIMAS) para os servidores da área. A decisão foi publicada em Diário Oficial nesta quinta-feira (14).
De acordo com a Portaria Nº 5737, de 12 de setembro de 2023, houve um desequilíbrio entre o dinheiro arrecadado com a produção de serviços de saúde e o dinheiro a ser distribuído como GIMAS, tendo como referência valores de julho de 2023.
A redução será de 10% sobre a parcela do valor mensal daqueles que tiverem GIMAS acima do piso, respeitando o limite mínimo de cada categoria. Essa redução será aplicada de agosto a dezembro de 2023, a menos que haja um equilíbrio financeiro antes desse período.
Em julho, o governo do Piauí anunciou uma redução de 15% nos salários dos secretários, superintendentes e comissionados (DAS e DAC). Em sequência, o governo aumentou o número de servidores que terão redução de salário e todos os servidores que possuem gratificações de condições de trabalho e de representação seriam afetados.
A medida, com início em agosto, foi adotada após queda no repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE). De acordo com o Diário Oficial, a redução prevista foi de 10% sobre o valor bruto mensal dos servidores que ganham igual ou inferior a R$ 1.500 e de 15% sobre a parcela do valor bruto superior a R$ 1.500.
Fonte: G1 PI
A consulta aos locais de prova do Concurso TSE Unificado, agendado para 8 de dezembro deste…
As seis dezenas do concurso 2.799 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário…
O governador Rafael Fonteles e o secretário do Agronegócio e Empreendedorismo Rural, Fábio Xavier, participaram, nesta sexta-feira (22),…
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) participa da campanha “21 dias de ativismo pelo…
A cada 12h, em média, um veículo transportando animais vivos, cargas de vegetais, de insumos e produtos…
Um advogado que não teve seu nome divulgado foi preso em flagrantes por tráfico de drogas na…