Saúde

Piauí inicia distribuição de 16 mil medicamentos para tratamento da Covid-19

Por Bárbara Rodrigues (Com informações da Sesapi)

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) informou que recebeu mais de 16 mil unidades do Paxlovid, que é o único remédio disponibilizado pelo Ministério da Saúde através do Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento de casos leves e moderados da Covid-19. Agora esse medicamento será distribuído para todas as gerências regionais de saúde.

O Paxlovid e um medicamento antiviral que é indicado para o tratamento de infecções causadas pelo SARS-CoV-2 que provoca a Covid-19. Ele é desenvolvido pela Pfizer desde o ano de 2022.

No Piauí, os municípios deverão distribuir os medicamentos para pessoas que estão com Covid, mas não estão internadas e que correm risco do agravamento da doença.

“Esse medicamento será destinado à população que apresenta maior chance de agravamento da doença, com isso os pacientes adultos com a Covid-19, que não estejam internados, mas que tenham algum risco deste agravamento, poderão receber gratuitamente este tratamento independente da situação vacinal”, explicou Manoel Pinheiro, diretor-geral da Diretoria de Unidade da Assistência Farmacêutica (DUAF).

Os grupos prioritários nessa primeira fase de distribuição são: pacientes imunocomprometidos com mais de 18 anos e as pessoas acima de 65 anos com, ou sem comorbidades.

O paciente com Covid deverá se dirigir a uma das gerências regionais de saúde, onde a equipe de saúde do município deverá fazer o atendimento e o paciente precisa levar a prescrição médica com teste positivo/reagente.

O medicamento

O Paxlovid é um composto de nirmatrelvir e o ritonavir, utilizados em conjunto para o tratamento da SARS-CoV-2. Essa associação medicamentosa é administrada por via oral e indicada para pacientes com Covid-19 leve à moderada, não hospitalizados, que apresentam elevado risco de complicações e sem necessidade de uso de oxigênio suplementar.

O nirmatrelvir é uma molécula inibidora de uma importante enzima do SARS-CoV-2. Com isso, o medicamento impede que o vírus se prolifere, tendo, assim, uma potente atividade contra o vírus da Covid-19 e outros coronavírus. Já o ritonavir, inibe a ação de uma enzima que degrada o nirmatrelvir, colaborando para que ele fique por mais tempo na corrente sanguínea e potencialize sua ação. 

Vacinação

Segundo as novas regras do Programa Nacional de Imunizações (PNI) para a Covid-19,  a vacina entra na rotina infantil e é considerada obrigatória as novas doses de reforço apenas para grupos prioritários.

Foto: Divulgação FMS

De acordo com a nova orientação do Ministério da Saúde, a partir de agora, o imunizante passa a integrar o calendário de rotina de todas as crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), que receberão três doses.

O documento estabelece ainda os grupos que seguem recebendo reforços periódicos da vacina:

  • Pessoas com 60 anos ou mais,
  • Imunocomprometidos;
  • Pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores;
  • Trabalhadores da saúde;
  • Gestantes e puérperas;
  • Indígenas;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Pessoas com comorbidades;
  • Pessoas em situação de rua;
  • Pessoas privadas de liberdade;
  • Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.

Para os idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, a recomendação é um reforço a cada seis meses. Já os demais grupos devem tomar uma dose anual.

Fonte: Cidade Verde

Redação

Recent Posts

Piauienses embarcam para Jogos Escolares em Recife, PE

A delegação piauiense que participará dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024 embarcou, nesta sexta-feira (20),…

36 minutos ago

Incêndio floresta em Pedro Laurentino, PI, mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros

Três equipes do Corpo de Bombeiros do Piauí foram deslocadas, na noite desta quarta-feira(18), para a cidade…

39 minutos ago

PRF apreende 34m³ de madeira ilegal em Batalha (PI)

Na noite de ontem (19), a Polícia Rodoviária Federal no estado do Piauí, durante uma abordagem…

42 minutos ago

Rebanho de caprinos no Piauí atinge recorde de mais de 2 milhões de cabeças

O rebanho de caprinos no Piauí em 2023 superou pela primeira vez a marca de dois milhões…

51 minutos ago

​Piauí é o 3º estado do Nordeste com maior número de denúncias de assédio eleitoral

O Piauí já contabiliza 13 denúncias de assédio eleitoral referente às eleições deste ano. O levantamento foi…

57 minutos ago

Aumentam as denúncias de assédio eleitoral nas eleições municipais de 2024

Até esta quinta-feira (19), a campanha eleitoral para prefeitos e vereadores registra 319 denúncias de assédio eleitoral, um aumento significativo…

1 hora ago