A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado pautou para quarta-feira (4) a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Praias. A proposta permite a venda dos terrenos de marinha, áreas da União localizadas à beira-mar, que atualmente são ocupadas por hotéis, bares e outros empreendimentos. A medida gerou polêmica, especialmente por abrir possibilidade para a privatização do acesso às praias, embora o mar e a praia em si continuem sendo públicos.
O que é a proposta?
Os terrenos de marinha são faixas de terra localizadas até 33 metros após o ponto mais alto que a maré atinge. A PEC permite a venda dessas áreas para empresas ou pessoas físicas que já as ocupam, eliminando o modelo atual de compartilhamento entre a União e os ocupantes. Apenas áreas desocupadas ou utilizadas para serviços públicos, como portos e aeroportos, permaneceriam sob o controle da União.
A proposta gerou controvérsia em maio e foi paralisada devido à repercussão negativa. Em resposta às críticas, o relator, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), incluiu garantias de livre acesso às praias e ao mar, proibindo qualquer uso do solo que dificulte ou impeça o acesso da população. Mesmo assim, o líder do governo no Senado, Otto Alencar (PSD-BA), afirmou que a posição do Planalto é contrária à proposta.
Os terrenos de marinha ocupam 48 mil quilômetros lineares, representando cerca de 70% das terras em nome da União. A PEC propõe que essas áreas possam ser adquiridas definitivamente pelos ocupantes, ao invés de pagarem taxas anuais. Se aprovada na CCJ, a PEC ainda precisará passar por dois turnos de votação no plenário do Senado.
Fonte: Brasil 247
O estado do Piauí registrou um saldo positivo de 1.317 postos de trabalho com carteira assinada em outubro…
Um homem, identificado como André Marques Lima Sousa, foi assassinado com golpes de faca, na madrugada…
O Brasil lidera o envelhecimento populacional na América Latina, com 15,8% da população acima de 60…
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta nesta quarta-feira (4), em que o…
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (4/12), a Operação Sinais, com o objetivo de combater crimes…
O Piauí está entre os 14 estados que apresentaram propostas ao Ministério da Justiça e Segurança…